
Neste fim de semana (28), a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), organizou uma excursão pedagógica para o Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, como parte do Projeto Turismo Escolar. A atividade foi voltada para os estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação de Tempo Integral Mundim Ferraz, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, em Teresina.
Durante a visita, os alunos conheceram o Parque Nacional de Sete Cidades e outros pontos importantes da cidade de Piracuruca, vivenciando um aprendizado fora da sala de aula. A iniciativa combinou conhecimento, cultura e a valorização do patrimônio natural, tornando a viagem uma verdadeira aula ao ar livre.
No Parque Nacional, com suas formações rochosas únicas, trilhas e pinturas rupestres, os estudantes puderam explorar a história e a beleza natural do Piauí. A excursão foi cheia de descobertas e permitiu que os jovens se conectassem mais com o meio ambiente.
Para muitos, essa foi a primeira viagem fora de Teresina, tornando o momento ainda mais especial. Além de aprender de forma diferente, os alunos também aproveitaram para fortalecer amizades e criar novas conexões em um ambiente acolhedor e educativo.
A diretora Sônia Lacerda do CETI Mundim Ferraz, afirmou que a experiência foi incrível. "Além do conteúdo escolar, a viagem proporcionou integração entre todos. A convivência fora da sala de aula fortaleceu amizades, criou novas conexões e revelou o lado humano de cada um. Foi lindo ver os alunos se ajudando e vivendo algo único, que com certeza vai ficar na memória de todos", contou.
Estudantes aprovam experiência
Os alunos também adoraram a atividade. Emilly Vitória, de 17 anos, estudante da 2ª série, agradeceu pela oportunidade e contou o que mais gostou. "Visitamos a Pedra da Tartaruga, a Pedra do Elefante, o Portal dos Desejos, a Pedra da Biblioteca e até um mirante de 50 metros de altura. Pudemos ver de perto a fauna e a flora, além de aprender sobre geologia", explicou.
Já Cleia Adriana, também da 2ª série, falou sobre a aprendizagem, na prática. "Na sala de aula, a gente estuda teoria, mas lá pude diferenciar entre a caatinga e o cerrado. Toquei na folha da lixadeira, que era usada no passado para lavar louça", contou.
Sobre o Projeto Turismo Escolar
O Projeto Turismo Escolar é uma parceria entre a Setur e a Seduc, que visa unir educação e cultura ao proporcionar aos estudantes experiências fora da sala de aula.
Por meio de visitas a destinos turísticos e históricos, o projeto promove aprendizado prático, valoriza o patrimônio cultural e natural, além de estimular a integração entre os jovens. Com isso, os estudantes ampliam seus horizontes e se conectam mais com suas raízes.
Um dos principais objetivos do programa é promover os destinos turísticos do estado. As turmas são acompanhadas por Guias de Turismo que recebem treinamento especializado da equipe técnica da Setur. As viagens acontecem após seleção feita por edital da Seduc.
Fonte: CCOM Piauí