Educação

CIÊNCIAS

Professores da rede estadual representam o Piauí em encontro de Ciência e Educação no RJ

Cinco projetos foram selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o encontro

Da Redação

Sábado - 30/11/2024 às 12:03



Foto: CCOM-PI Professores da rede estadual representam o Piauí em encontro de Ciência e Educação no RJ
Professores da rede estadual representam o Piauí em encontro de Ciência e Educação no RJ

Professores da rede estadual participam, até este sábado (30), do VII Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, iniciado na quinta-feira (28), comemora os 10 anos da Rede CpE e aborda o presente e o futuro do ensino de Ciência e Tecnologia.

A Seduc selecionou cinco projetos para o encontro. Um deles, da professora Amanda de Sousa, do Ceti Paulo Freire (Guaribas), destaca o uso de atividades acessíveis para ensinar Inteligência Artificial (IA). O projeto “IA sem cabos”, feito com o professor Idelzo Jurema, usa jogos e dinâmicas para ensinar redes neurais e algoritmos sem a necessidade de equipamentos caros.

Outros projetos apresentados incluem:

•A importância da IA na Educação Básica do Piauí – Professora Jordana Yrla, Ceti José Alves Bezerra (Monsenhor Hipólito);

•Seeing AI como ferramenta acessível para deficientes visuais – Professor Francisco Leonardo Lopes, Ceti Luis Teixeira (Barras);

•Integração de IA e Robótica no Ensino Público – Professor Alderan Soares, UE José Olímpio da Paz (Campo Maior);

•Sistema de Irrigação Inteligente com Arduino – Professor Heryson de Sousa Carvalho, Ceti Deusa Rocha (Nossa Senhora dos Remédios).

O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou o pioneirismo do Piauí na implementação da IA na Educação Básica, reconhecido pela Unesco, e celebrou os resultados em eventos como este.

Rede Nacional CpE

Criada em 2014, a Rede CpE integra esforços de laboratórios e pesquisadores em educação, com apoio de instituições como o Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or e Museu do Amanhã.

Fonte: CCOM PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: