Professores da rede estadual participam, até este sábado (30), do VII Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, iniciado na quinta-feira (28), comemora os 10 anos da Rede CpE e aborda o presente e o futuro do ensino de Ciência e Tecnologia.
A Seduc selecionou cinco projetos para o encontro. Um deles, da professora Amanda de Sousa, do Ceti Paulo Freire (Guaribas), destaca o uso de atividades acessíveis para ensinar Inteligência Artificial (IA). O projeto “IA sem cabos”, feito com o professor Idelzo Jurema, usa jogos e dinâmicas para ensinar redes neurais e algoritmos sem a necessidade de equipamentos caros.
Outros projetos apresentados incluem:
•A importância da IA na Educação Básica do Piauí – Professora Jordana Yrla, Ceti José Alves Bezerra (Monsenhor Hipólito);
•Seeing AI como ferramenta acessível para deficientes visuais – Professor Francisco Leonardo Lopes, Ceti Luis Teixeira (Barras);
•Integração de IA e Robótica no Ensino Público – Professor Alderan Soares, UE José Olímpio da Paz (Campo Maior);
•Sistema de Irrigação Inteligente com Arduino – Professor Heryson de Sousa Carvalho, Ceti Deusa Rocha (Nossa Senhora dos Remédios).
O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou o pioneirismo do Piauí na implementação da IA na Educação Básica, reconhecido pela Unesco, e celebrou os resultados em eventos como este.
Rede Nacional CpE
Criada em 2014, a Rede CpE integra esforços de laboratórios e pesquisadores em educação, com apoio de instituições como o Instituto Ayrton Senna, Instituto D’Or e Museu do Amanhã.
Fonte: CCOM PI