
O Piauí foi destaque na edição 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira, que reconhece iniciativas, instituições e alunos pelo desempenho de excelência na educação básica. O estado conquistou quatro importantes premiações, entre elas o troféu na categoria Educação Profissional e Tecnológica, entregue à rede estadual. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo o MEC, os vencedores foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Estado recebeu troféu e R$ 500 mil ao ser premiado na categoria Educação Profissional e Tecnológica, com base no maior percentual de matrículas de pretos e pardos no ensino médio integrado à EPT (Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica.
Na esfera municipal, Miguel Alves foi reconhecido na categoria Educação em Tempo Integral, evidenciando o trabalho desenvolvido para ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola e promover o aprendizado integral.
Dois estudantes piauienses brilharam na categoria dedicada aos melhores desempenhos na redação do Enem: Carlos Eduardo de Santana Santos e Eduarda Ferreira Almeida do Nascimento. Eles estão entre os 54 alunos de todo o país premiados pela excelência na escrita, fruto de dedicação, apoio pedagógico e incentivo escolar.
Reconhecimento e incentivo
Criado pelo Decreto nº 12.521/2025, o Prêmio MEC valoriza ações que contribuem para a melhoria da aprendizagem, a promoção da equidade e a redução das desigualdades na educação básica, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). Nesta edição, a premiação contemplou 116 vencedores em oito categorias, com 62 troféus e 54 medalhas entregues para redes de ensino, escolas e estudantes.
Fonte: MEC