
Interessados em participar da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) têm até esta sexta-feira (25) para se inscrever. O processo deve ser feito exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para garantir a participação, é necessário preencher os dados solicitados, selecionar o município onde deseja realizar a prova e confirmar a inscrição. No mesmo período, também é possível solicitar atendimento especializado, voltado para pessoas com deficiência (PCD), gestantes e lactantes, além do uso de nome social por pessoas trans. Esses pedidos devem ser feitos no momento da inscrição.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 31 de julho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU – Cobrança). O boleto pode ser quitado em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix, com o QR Code impresso no documento.
Candidatos que solicitaram isenção da taxa podem consultar o resultado na Página do Participante da PND, utilizando o login do portal Gov.br.
Quem pode participar?
A prova é voltada para estudantes concluintes de cursos de licenciatura em 2025 que tenham sido inscritos no Enade 2025 por suas instituições de ensino. Também podem participar profissionais já formados em licenciatura, interessados em ingressar nas redes públicas de ensino que aderiram à PND e utilizarão os resultados da avaliação em concursos públicos ou processos seletivos.
Cronograma
Inscrições e solicitações especiais: 14 a 25 de julho
Pagamento da taxa: até 31 de julho
Aplicação da prova: 26 de outubro
Gabarito preliminar: 28 de outubro
Gabarito definitivo e padrão discursivo: 11 de novembro
Resultado final: 10 de dezembro
Prova Nacional Docente
A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada em 26 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal. A avaliação, baseada na teoria do Enade, integra o programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024 com o objetivo de valorizar a formação docente, estimular o ingresso no magistério público e fortalecer a carreira dos professores.
A participação na PND não substitui os processos seletivos próprios das redes de ensino, mas os resultados podem ser utilizados como etapa única ou complementar nos certames dos entes federativos que aderirem à iniciativa. Também podem ser exigidas etapas adicionais, como provas práticas ou avaliação de títulos.
O programa pretende beneficiar 2,3 milhões de docentes em todo o país.
Fonte: Agência Brasil