Educação

ENEM 2025

Enem 2025: participantes cegos podem fazer a prova em Braille

Outros recursos são oferecidos às pessoas com deficiência visual

Da Redação

Sexta - 11/04/2025 às 12:30



Foto: Stockphotos Vários projetos de lei apresentados por senadores buscam atender às necessidades dos deficientes visuais
Vários projetos de lei apresentados por senadores buscam atender às necessidades dos deficientes visuais

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) possui um protocolo especial para candidatos cegos e/ou com baixa visão, que será mantido para as provas de 2025. As provas serão adaptadas para esses candidatos, incluindo versões em Braille. Além disso, os participantes podem levar cão-guia e solicitar outros recursos, como sala individual, mobiliário adequado para o manuseio das provas e recursos assistivos, e auxílio para leitura e transcrição. Também é possível pedir tempo adicional para realizar as questões. O protocolo oferece ainda recursos como leitor de tela, guia-intérprete e salas de fácil acesso.

Em relação aos materiais, os candidatos podem utilizar seus próprios itens, como máquina de escrever em Braille, caneta de ponta grossa, óculos especiais e luminária. Desde 2023, o cartão-resposta do Enem também foi adaptado, passando de tamanho 12 para tamanho 18, o que facilita a leitura para pessoas com deficiência visual.

Para ter acesso a essas adaptações, é necessário informar a deficiência durante a inscrição. O cronograma para 2025 ainda não foi divulgado pelo Inep.

Em relação à isenção da taxa de inscrição, ela poderá ser solicitada entre 14 de abril e 12 de maio. O valor da taxa no ano passado foi de R$ 85. Têm direito à isenção os candidatos que estão matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025, aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e possuem renda de até um salário mínimo e meio, além daqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único (CadÚnico).

Fonte: Com informações da CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Braille Enem
<