Educação

VESTIBULAR

Conheça quem criou o vestibular no Brasil

Processo seletivo foi implementado em 1911 por ministro do ex-presidente Hermes da Fonseca

Da Redação

Segunda - 26/05/2025 às 10:49



Foto: Reprodução Rivadávia da Cunha Correia
Rivadávia da Cunha Correia

O Dia do Vestibulando é comemorado todo 24 de maio, e a data revisita o nervosismo de muitos estudantes que estão concluindo o ensino médio e se preparando para as provas que dão acesso às universidades. Mas você sabe quem foi o responsável pela criação do vestibular no Brasil?

A prova foi implementada em 1911 por Rivadávia da Cunha Corrêa, um importante político da época. Natural de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Rivadávia nasceu em 1866 e faleceu em 1920. Durante sua juventude, ele completou os estudos preparatórios em Porto Alegre, antes de se mudar para São Paulo, onde se formou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1887.

Ainda no período do Império, Corrêa foi um forte defensor das causas abolicionistas e republicanas e foi membro do Clube Republicano 20 de Setembro, no Rio Grande do Sul. Após a Proclamação da República em 1889, ele foi eleito deputado estadual constituinte em São Paulo.

Em 1894, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). Reeleito duas vezes, ele permaneceu na Câmara dos Deputados até 1902, quando se afastou após um rompimento com Júlio de Castilhos, ex-presidente do Rio Grande do Sul.

Com a morte de Castilhos, em 1903, o PRR passou por uma reestruturação, e Rivadávia foi eleito para a vaga de Xavier do Vale, falecido naquele ano. Ele permaneceu como deputado até 1910, quando renunciou ao cargo para assumir o Ministério do Interior e Justiça, nomeado pelo presidente Hermes da Fonseca.

Foi durante esse período em que Rivadávia da Cunha Corrêa implementou o vestibular. A decisão de criar um exame de seleção para as universidades públicas surgiu devido ao crescente número de candidatos, que já superava o número de vagas disponíveis nas instituições de ensino superior.

As primeiras provas eram tanto escritas quanto orais e não havia um exame unificado entre as universidades. Cada instituição realizava seus próprios testes, de acordo com seus critérios.

Assim, a criação do vestibular marcou uma mudança importante no acesso à educação superior no Brasil, com um sistema que, embora tenha mudado ao longo do tempo, ainda é a base para muitos dos processos seletivos atuais.

Fonte: Com informações da CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<