
Cada vez mais, os pais estão assumindo um protagonismo maior durante a gestação, acompanhando de perto todas as etapas do pré-natal, o parto e os cuidados com o bebê.
Esse envolvimento tem se mostrado fundamental para fortalecer o vínculo afetivo e garantir um atendimento mais humanizado para toda a família.
Marcelo Barbosa da Silva, servidor público de 34 anos, é um exemplo dessa participação ativa.
Pela terceira vez, ele acompanhou a esposa Anatalha durante toda a gravidez — desde as consultas no município de Hugo Napoleão até o parto, em Teresina.
“O elo com minhas filhas começa desde a gestação. Acompanhando cada momento, eu criei uma força para estar ainda mais presente depois do nascimento”, conta.
A participação de Marcelo foi ainda mais importante quando a esposa foi diagnosticada com hipertensão no segundo mês de gravidez.
Durante o parto, ele buscou transmitir calma e força para que Anatalha conseguisse enfrentar o momento com tranquilidade. “Tentei fazer o máximo que pude para apoiá-la, porque dois nervosos não dariam certo”, lembra.
Essa mudança de postura dos pais tem sido incentivada em várias instituições de saúde, como a Nova Maternidade Evangelina Rosa, (NMDER) que reconhecem o impacto positivo na saúde emocional e física da mãe e do bebê.
Além do acompanhamento médico especializado, o envolvimento paterno contribui para a construção de uma rede de apoio essencial no início da vida da criança.
Para Marcelo, estar presente em todas as consultas e etapas da gestação fez toda a diferença para ele e para a esposa. “Ela participou de vários atendimentos e eu estava junto, acompanhando cada passo.”
Para a diretora-geral da NMDER, Carmen Viana, essa proximidade fortalece os laços familiares e ajuda a garantir um cuidado mais humanizado e integrado durante a gestação e o pós-parto.
“Desde a primeira consulta, esse envolvimento faz toda a diferença para o fortalecimento do vínculo afetivo e para um cuidado mais humanizado”, afirma.
Com quase 300 leitos e uma série de serviços especializados financiados pelo SUS, a NMDER mantém atendimento 24 horas para gestantes de alto risco e oferece exames avançados como ultrassonografia, tomografia e cardiotocografia.
Fonte: Secom