
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Rafael Fonteles recebeu nessa segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, o Prêmio MEC da Educação Brasileira na categoria Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Piauí foi reconhecido por ter o maior percentual de estudantes pretos e pardos matriculados no ensino médio vinculado à EPT. A premiação inclui R$ 500 mil para melhorias na infraestrutura escolar e valorização dos profissionais da educação.
A honraria é concedida pelo Ministério da Educação com base em indicadores como Censo Escolar, Ideb, Enem e dados do IBGE, analisados pelo Inep. Ao todo, 116 premiados entre redes públicas estaduais, municipais, escolas e estudantes foram reconhecidos.
Durante a cerimônia, Rafael Fonteles destacou a importância do reconhecimento: “Estamos aqui no Palácio do Planalto recebendo o Prêmio MEC da Educação Brasileira, especificamente na área da educação profissional tecnológica. O Piauí hoje é uma referência nacional nessa área”.
Representando os professores, Amanda Santos, de Guaribas, falou sobre inovação na rede pública estadual: “Um exemplo concreto dessa visão é a ousadia positiva do nosso estado ao implementar, de forma pioneira no Brasil, a disciplina de inteligência artificial como obrigatória na educação básica da rede pública. Uma decisão que abre horizontes, conecta nossos estudantes com o futuro e mostra que o Piauí não tem medo de inovar para garantir oportunidades”.
O prêmio busca valorizar redes, profissionais e gestores que promovem avanços significativos mesmo em contextos de vulnerabilidade, incentivando a redução das desigualdades raciais e a melhoria do desempenho escolar.
Fonte: SECOM/PI