Economia

REINAUGURAÇÃO

Polo Piauí Center é reinaugurado, gerando 1.800 empregos e estimulando a indústria têxtil

Espaço revitalizado abriga 138 lojas, com 98 dedicadas à moda; expectativa de triplicar empregos

Da Redação com informações do Governo do Piauí

Terça - 08/04/2025 às 11:52



Foto: CCOM/PI Polo Piauí Center é reinaugurado com foco na indústria têxtil e geração de empregos em massa
Polo Piauí Center é reinaugurado com foco na indústria têxtil e geração de empregos em massa

O Polo Piauí Center, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, bairro Morada Nova, em Teresina, foi reinaugurado nesta terça-feira (8) após uma ampla reforma. O espaço, agora modernizado, abriga 138 lojas, sendo 98 voltadas à indústria têxtil e de confecção. A reestruturação tem como objetivo consolidar o local como um novo polo comercial e industrial do setor da moda no estado.

Com investimento de R$ 9,8 milhões por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a empresa concessionária SPE Prime Center, o centro comercial já resultou na criação de 1.800 empregos diretos e 700 indiretos, com expectativa de triplicar esses números conforme a ocupação das lojas avance.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, classificou a reforma como um exemplo bem-sucedido de PPP. “Dizer que aqui é uma experiência bem-sucedida de uma Parceria Público-Privada. Então nós temos um ativo que é público, que é esse espaço, que agora é gerido por uma empresa privada, participa dessa PPP, e o patrimônio continua público”, afirmou. “O resultado disso é R$ 10 milhões em investimento, um espaço totalmente revitalizado, com mais de 130 lojas, voltadas para a indústria da moda, mas também que tem prestação de serviço como é o Espaço da Cidadania.

O diretor-geral do Polo Piauí Center, James Andrade, destacou o impacto da reabertura para o setor produtivo. “A indústria têxtil tem um marco aqui para o nosso estado. São inauguradas hoje 138 lojas, sendo que 98 são voltadas para a indústria têxtil e da confecção. Prestigiar esse setor que tanto emprega, que ajuda no desenvolvimento do nosso estado, é o objetivo do Polo Piauí Center: fomentar essa cadeia produtiva que é tão importante.

"Reformado e ampliado, o Polo Piauí Center agora conta com 138 lojas e estrutura moderna - Reprodução/CCOMPI

Andrade também relembrou o papel social do centro comercial durante a pandemia. “O empresário brasileiro é muito resiliente. Assim como tivemos também na pandemia, tiramos boas experiências de momentos de crise e revertendo isso em desenvolvimento. O Polo Piauí Center, na pandemia, foi um grande contribuinte para aquelas pessoas que estavam sem emprego, e que fizeram, através do emprego informal — sendo revendedores, sacoleiros — uma oportunidade para que a economia não parasse.

A reforma incluiu melhorias estruturais como a troca de pisos, construção de banheiros, revitalização de calçadas e estacionamento, instalação de nova iluminação e segurança, além da construção de 33 novas lojas externas e uma praça de eventos com espaço de lazer esportivo.

O Polo também passa a contar com uma unidade do Espaço da Cidadania, que oferece serviços como emissão de documentos, atendimento de órgãos públicos e apoio ao empreendedorismo local.

A expectativa do Governo do Estado e da gestão do Polo é que Teresina se torne um centro regional de negócios da indústria de roupas, seguindo o exemplo de estados como Ceará e Pernambuco, que impulsionaram o desenvolvimento têxtil por meio de polos comerciais.

“Ceará e Pernambuco conseguiram alavancar o desenvolvimento por meio da vocação da região Nordeste para a produção em larga escala no setor têxtil. Esse movimento foi amplamente impulsionado pelos polos comerciais criados nessas regiões, gerando milhões de empregos”, explicou Andrade.

Ele também apontou a localização estratégica da capital como diferencial. “Além de termos um grande diferencial na produção de peças de alta qualidade, contamos com uma localização estratégica, podendo nos tornar um polo de abastecimento principalmente para a região Norte, criando milhares de oportunidades de trabalho."

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<