
A partir de hoje, 1º de abril, está disponível a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) com dados completos, após um atraso de duas semanas devido à greve dos auditores-fiscais da Receita Federal.
Além disso, é possível fazer a declaração pelo celular ou através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), duas opções que também sofreram atraso por conta da greve. Esses métodos são alternativas ao programa tradicional para preencher o Imposto de Renda.
A declaração pré-preenchida ajuda a acelerar o preenchimento e prioriza o recebimento da restituição. Com todos os dados disponíveis, os contribuintes terão acesso a informações automáticas, como:
Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf)
Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob)
Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed)
Carnê-Leão Web
Rendimentos isentos por moléstia grave
Códigos de juros
Restituições recebidas no ano
Saldos bancários e investimentos
Imóveis adquiridos
Doações realizadas
Criptoativos
Contas bancárias e ativos no exterior
Contribuições para a previdência privada
No início do processo de envio, a declaração estava disponível apenas com alguns dados, como da Dirf, Dimob, Dimed e Carnê-Leão Web. Nos últimos dias, novos dados foram adicionados.
A declaração também pode ser feita através do aplicativo Meu Imposto de Renda, sem precisar baixar o programa no computador. O site do e-CAC também foi atualizado para permitir o preenchimento online.
A Receita Federal planeja substituir o programa tradicional pelo preenchimento online e mobile, mas ainda não há uma data para a descontinuação do programa gerador (PGD).
O prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e vai até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita recomenda que os contribuintes verifiquem os dados na declaração pré-preenchida com seus documentos pessoais. Caso haja divergências, é necessário corrigir as informações.
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações, um aumento de quase 7% em relação ao ano passado.
Fonte: Agência Brasil