Arte e Cultura

TRADIÇÃO AFRICANA

Velório de Arlindo Cruz terá música e bebida na quadra da Império Serrano

A despedida do sambista será em formato de gurufim, tradição trazida ao Brasil por africanos

Da Redação

Sábado - 09/08/2025 às 10:47



Foto: Divulgação Corpo de Arlindo Cruz será velado na quadra do Império Serrano, em Madureira, no Rio de Janeiro
Corpo de Arlindo Cruz será velado na quadra do Império Serrano, em Madureira, no Rio de Janeiro

O corpo do cantor e compositor Arlindo Cruz, que morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, será velado neste sábado (9), a partir das 18h, na quadra do Império Serrano, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Segundo a agremiação, o velório será em formato de gurufim, tradição trazida ao Brasil por africanos escravizados e comum entre sambistas, marcada por música e bebida para amenizar o luto. A cerimônia será aberta ao público e seguirá até às 10h da manhã de domingo (10).

De acordo com familiares, haverá também um momento restrito para parentes e amigos mais próximos. O sepultamento será realizado no domingo, às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.

Morte e histórico de saúde

A morte de Arlindo Cruz foi confirmada no início da tarde pela esposa, Babi Cruz. O artista estava internado desde abril no hospital Barra D’Or, na zona Oeste do Rio, e faleceu por falência múltipla dos órgãos.

Desde 2017, Arlindo enfrentava problemas de saúde após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico, que o deixou com sequelas e o afastou dos palcos. Na ocasião, ele ficou quase um ano e meio internado e, desde então, passou por diversas internações.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: