
O município de Floriano receberá, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o ator e cineasta Franklin Pires para ministrar a oficina "Criando Filmes de Baixo Orçamento". A atividade, voltada para artistas, estudantes e entusiastas do audiovisual, será realizada gratuitamente no Teatro Maria Bonita e faz parte do projeto "Cine Maria: Modernização, Exibições e Oficinas", viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, que apoia a cultura brasileira.
O objetivo da oficina é democratizar o acesso à produção cinematográfica e incentivar novos talentos, utilizando técnicas criativas e acessíveis para a realização de filmes com orçamento limitado. Durante a oficina, os participantes aprenderão a usar equipamentos alternativos, como smartphones, como ferramentas de gravação, além de técnicas de atuação com atores emergentes e estratégias de roteiro e direção de baixo custo.
Franklin Pires expressou sua empolgação com o projeto: “Estou muito feliz em poder retornar a Floriano para ministrar um curso na área do cinema. Fiquei muito empolgado com o convite do Grupo Cultura de Rua e estou preparando um material muito bacana. Serão três dias de muita troca de experiências”, afirmou.
Com mais de 27 anos de experiência na cultura, Franklin Pires é escritor, ator, roteirista e diretor, com três livros publicados, mais de 40 peças teatrais e mais de dez filmes dirigidos. Atualmente, ele é diretor da Escola de Artes Gomes Campos, em Teresina, e é responsável por importantes encenações históricas no Piauí, como A Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, e a Paixão de Cristo de Bom Jesus.
Além da oficina, no dia 5 de abril, às 19h, o público poderá assistir à exibição especial do mais recente filme de Franklin, "Terra Querida", também no Teatro Maria Bonita. A sessão será gratuita e aberta ao público.
O Cine Maria é uma realização do Grupo Cultura de Rua de Floriano, com apoio da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura e o governo federal.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line pelo perfil oficial do projeto no Instagram: @culturaderua_.
Fonte: CCOM/PI