Arte e Cultura

A ARTE FAZ SUA PARTE

Projeto cultural usa teatro e atividades inclusivas para conscientizar jovens em Teresina

Iniciativa usa teatro de bonecos e atividades inclusivas para dialogar com crianças e adolescentes de escolas públicas

Da Redação

Terça - 29/07/2025 às 10:19



Foto: Arquivo pessoal Projeto A Arte Faz Sua Parte na escola pública
Projeto A Arte Faz Sua Parte na escola pública

A capital piauiense receberá no próximo dia 8 de agosto, a partir das 9h da manhã, no Theatro 4 de Setembro, o lançamento oficial do projeto A Arte Faz Sua Parte. A iniciativa cultural e educativa utiliza o teatro de bonecos como ferramenta de diálogo e conscientização sobre os riscos do uso de drogas entre crianças e adolescentes de escolas públicas.

Criado a partir de uma experiência pessoal do artista piauiense Chagas Vale, o projeto une arte e educação com o objetivo de provocar reflexões sobre prevenção às drogas e fortalecimento de atitudes saudáveis. A proposta já passou por dezenas de escolas e comunidades em edições anteriores e, nesta nova etapa, vai realizar apresentações em oito escolas públicas localizadas em comunidades rurais e periféricas de Teresina.

A programação inclui o espetáculo “As Aventuras de Cassimiro Coco contra o Monstro das Drogas”, exposição de banners com histórias em quadrinhos sobre o tema, distribuição de material educativo como cordéis e cartilhas ilustradas, além de rodas de conversa com especialistas.

O projeto também promove ações inclusivas com medidas de acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal. Entre elas, estão a presença de intérpretes de Libras, audiodescrição, fones antirruídos para pessoas com espectro autista, materiais em braile e a capacitação da equipe para atendimento a diferentes públicos.

O projeto A Arte Faz Sua Parte é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc (PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), uma importante política pública federal criada para garantir a continuidade e o fortalecimento da produção cultural no Brasil. A Lei homenageia o compositor e cronista Aldir Blanc e tem como objetivo descentralizar investimentos na cultura, apoiando artistas, coletivos e instituições em todas as regiões do país.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: