
Teresina vai contar com mais um espaço voltado para a arte, cultura e eventos religiosos. O Museu da Cidade, como é intitulado, vai funcionar no prédio que abrigou por mais de meio século o Sanatório Meduna, um dos primeiros hospitais particulares de assistência psiquiátrica do país, localizado na zona Norte da capital. O imóvel foi entregue à Prefeitura de Teresina e será completamente revitalizado.
A obra de recuperação terá um prazo de 12 meses e custará aproximadamente R$ 1,2 milhão, com recursos próprios do município, segundo o secretário municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz.
“Em parceria com o Shopping Rio Poty, a Prefeitura recebeu, em termo de comodato, a permissão para ocupar o imóvel, cujo projeto de revitalização é dos arquitetos Júlio Medeiros e Lavínia Brandão”, disse o gestor.
O secretário Olavo Braz destaca ainda o Museu da Cidade é a expectativa da preservação da história de Teresina e que para isso contará com diversos ambientes.
“O espaço será composto por uma área para exposições temporárias, pelo Museu de Artes Sacras, por todos os memoriais que se encontram na Casa da Cultura, dentre eles do jornalista Carlos Castelo Branco, Wall Ferraz e Clidenor de Freitas, além de todas as obras visuais de propriedade da Prefeitura de Teresina”, explica.
O projeto do Museu conta com a importante parceria da Academia Piauiense de Letras (APL), que terá com uma área reservada para a instalação da Galeria da Escrita e Biblioteca da APL. Já o espaço destinado à realização de eventos religiosos ficará sob a gestão da Arquidiocese de Teresina.
“O Museu da Cidade será um grande espaço de arte e beleza. Ele vai compor, junto com o Parque da Cidadania, Teatro da Assembleia, Centro de Convenções, Shopping Natureza e Memorial ao motorista Gregório, um importante centro cultural de Teresina”, finaliza o secretário Olavo Braz.
Acervo do idealizador do Meduna
Um dos grandes e importantes acervos que irão compor o Museu da Cidade será do médico Clidenor de Freitas, idealizador do Sanatório Meduna. Clidenor foi político, professor de filosofia e membro da Academia Piauiense de Letras, sendo grande colecionador de objetos de arte e dono de uma rica biblioteca.
Fonte: PMT/Ascom