Arte e Cultura

ARTE REGIONAL

​Nordeste Expandido chega ao Piauí com exposições sobre arte e identidade nordestina

Banco do Nordeste traz programação cultural de 20 a 22 de março à Teresina, com rodas de conversa e shows ao vivo

Da Redação

Quarta - 19/03/2025 às 11:21



Foto: Reprodução/Redes sociais/Galatea Nordeste Expandido chega ao Piauí para valorizar as artes locais do Estado
Nordeste Expandido chega ao Piauí para valorizar as artes locais do Estado

O Banco do Nordeste promove, entre os dias 20 e 22 de março, a etapa piauiense do programa Nordeste Expandido, um projeto cultural que busca fortalecer a produção artística no nordeste, além de atualizar o acervo da instituição com obras de artistas locais do Estado. A ação acontece em Teresina, com exposições e rodas de conversa nos espaços Campo Arte e SESC Cajuína, e visa valorizar as identidades culturais nordestinas com destaque para as questões étnicas, raciais e de gênero.

Durante o evento, que inclui a apresentação de 216 obras adquiridas de 109 artistas da região, o público poderá participar de discussões de variados temas, como o papel do corpo na arte e as diferentes representações do Nordeste na produção artística contemporânea. A seleção das obras para a exposição foi feita por curadores locais, em parceria com o Banco do Nordeste Cultural, com a intenção de promover um espaço de troca e reflexão sobre o impacto da arte na sociedade.

Iiniciativa visa fortalecer a arte nordestina e conectar artistas locais a um público mais amplo, promovendo a troca cultural e valorização das identidades regionais - Reprodução

Programação

20 de março (quinta-feira) - CAMPO Arte

  • 17h30 - Boas vindas, com Tauana e o Forró Zabumbado
  • 18h - RODA DE CONVERSA: Movimento da imagem à palavra - Formação e criação, entre a curadoria e a performance. Participantes: Beth da Mata (PE), Bárbara Carnielli (ES), Yacunã Tuxá (BA). Mediador: Guga Carvalho (PI).
  • 19h30 - Coquetel de Abertura do Seminário Nordeste Expandido
  • 20h00 - Tauana Queiróz e o Forró Zabumbado convidam para o Show “Meu Piauí”

21 de março (sexta-feira) - CAMPO Arte

  • 16h00 - RODA DE CONVERSA: Fabulações para ideias de nordestes - Reflexões sobre imaginações e reinvenções dos nordestes. Participantes: WG (PI), Alan Adi (SE), Manoel Ricardo de Lima (PI). Mediadora: Samária Andrade (PI).
  • 17h30 - Intervalo para café
  • 18h00 - RODA DE CONVERSA: O corpo na imagem - Debate sobre as relações entre ficção, realidade e representação do corpo na imagem. Participantes: Maurício Pokemon (PI), Dinho Araújo (MA), Clara Moreira (PE). Mediadora: Tininha Llanos (PI).
  • 19h30 - Discotecagem de Reggae, com DJ Potiza

22 de março (sábado) - SESC Cajuína

  • 10h - Coquetel de Abertura da exposição Nordeste Expandido, com participação da Orquestra Tamoio

22 de março (sábado) - CAMPO Arte

  • 16h - RODA DE CONVERSA: Encontros pela rua - A rua como espaço de confluências e suporte para a produção artística. Participantes: Renato Ren (ES), Cacá Mousinho (PE), Aline Guimarães (PI). Mediadora: Regina Veloso (PI).
  • 17h30 - Intervalo para café
  • 18h00 - RODA DE CONVERSA: Quando a palavra encontra o traço - Discussão sobre pinturas, costuras e invenções de si. Participantes: Mika (PI), Kauam Pereira (BA), Cacá Fonseca (MG). Mediador: Vitor de Sampaio (PI). 19h30  - Preto Tipuá, com o show “Olhem para Trás”

O programa Nordeste Expandido é uma iniciativa do Banco do Nordeste que visa promover e circular as artes visuais na região, gerando um intercâmbio entre artistas e o público, além de reforçar o compromisso da instituição com a cultura nordestina. Além disso, a proposta do evento é fortalecer o ambiente cultural local, trazendo novos desafios e oportunidades para a produção artística no Piauí.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<