
A cantora Marina Sena se apresenta gratuitamente no dia 14 de setembro no Parque Potycabana, zona Leste de Teresina, como principal atração do Parada Day, novo evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (Secult). A iniciativa celebra a diversidade e os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ e marca a primeira edição do projeto, que contará com atrações locais e programação aberta ao público.
O show integra a turnê “Coisas Naturais”, baseada no último álbum lançado pela cantora, em março deste ano, em que a artista mineira explora novas sonoridades e letras voltadas à liberdade, afetos e identidade. Essa será a terceira apresentação de Marina no Piauí, após quase dois anos desde sua última aparição em Teresina. A artista já havia se apresentado na Capital em janeiro de 2024 e em julho de 2023.
Parada Day x Parada da Diversidade
Diferente do evento tradicional da cidade, o Parada Day ocorre fora do centro de Teresina, em formato cultural e com apoio direto do Governo do Estado. Já a tradicional Parada da Diversidade, organizada há mais de 20 anos pelo Grupo Matizes, ainda enfrenta incertezas sobre sua realização em 2025.
Prevista para acontecer no dia 12 de setembro, com retorno do palco para a Praça Pedro II, no Centro, na iniciativa de reviver a cultura no centro, a edição deste ano dependia da articulação com a Prefeitura Municipal, que enfrenta restrições orçamentárias. A gestão do prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) já cancelou eventos públicos anteriormente, como o Carnaval, por conta da crise financeira e das dívidas herdadas da administração anterior.
Entretanto, para manter a simbólica festividade LGBTQIAPN+ na capital, o grupo está em campanha por parcerias e financiamento coletivo. De acordo com a coordenadora geral do Matizes, Maria José Ventura, a falta de recursos financeiros para realização do evento é uma das principais dificuldades. “Estamos na luta correndo atrás de apoio. Se depender da nossa disposição faremos mais uma edição da Parada. Estamos, inclusive, com uma campanha de financiamento coletivo da Parada”, disse.
Apesar disso, a expectativa é de que, se confirmada, a Parada ocorra ainda em setembro. A edição de 2024 contou com a cantora Urias como atração principal, além de trios elétricos e apresentações artísticas que reuniram milhares de pessoas.
Reconhecida no calendário oficial do município desde 2011, a Parada da Diversidade é considerada um dos maiores atos públicos de visibilidade LGBTQIA+ do Piauí e ocupa espaço fundamental na luta por direitos civis e combate à discriminação.
Caso a edição de 2025 não se concretize, será a primeira vez em mais de duas décadas que o evento deixará de ser realizado por completo, evidenciando o impacto da crise financeira nas manifestações culturais e políticas da cidade.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI