Arte e Cultura

Festluso - Espetáculo traz romance cercado de intolerância e preconceito

Kangalutas traz histórias de relacionamentos, intolerância ocorridas entre Portugal e Guiné-Bissau

Redação

Sexta - 30/08/2019 às 06:36



Foto: Divulgação Peça Kangalutas da Guiné Bissau
Peça Kangalutas da Guiné Bissau

Um convite a reviver o que também tem laços com o cotidiano de brasileiros: a intolerância, o preconceito e a discriminação racial. Kangalutas é o espetáculo que o público de Teresina poderá conferir na programação do FestLuso no penúltimo dia de festival, nesta sexta-feira (30), no Theatro 4 de Setembro, às 20h30, com entrada franca. O espetácul tem a co-produção do grupo Folha do Medonho e e Loulé Grupo de Teatro do Oprimido Bissau, de Guiné-Bissau.

A peça, criada a partir de texto do conceituado escritor Abdulai Silá, tem como pano de fundo o amor que duas mulheres – uma guineense e a outra portuguesa – sentiram  pelo mesmo homem, o qual na juventude (início dos anos 1970) foi um soldado do exército colonial português que combateu na Guiné. Teve um relacionamento amoroso com uma rapariga guineense, do qual resultou uma filha. Com o fim da guerra, regressou a Portugal e fez uma carreira profissional e empresarial de sucesso, casando-se com uma portuguesa com quem teve também uma filha. 

Drama e comédia misturam-se nesta peça que nos leva a revisitar uma faceta pouco (re)conhecida de um passado ainda presente, vivido por muitos guineenses e portugueses. Embaralhando factos e memórias (reais e fictícias), deles fazendo uma trama tecida em torno das vicissitudes do amor, feridas do passado e conflitos de interesses, pretende-se com este espectáculo convidar à análise do quotidiano de um país à procura de si próprio e trazer à tona a natureza humanista do que devem ser as relações entre povos e cidadãos, longe do espectro da dominação, da intolerância e da discriminação racial. 

 Ainda nesta sexta-feira, na programação do FestLuso, acontecerá o espetáculo Duplo Molière, às 17 horas, na Praça Pedro II, do Grupo Harém de Teatro, de Teresina. À noite, o espetáculo de dança Frango, dirigido e encenado por Zé Reis, o qual acontecerá no Teatro Estação – Espaço de Cultura Trilhos, às 22h30. Pela manhã, a 1ª Rodada de Negócios, na Galeria Nonato Oliceira, no Clube dos Diários, de 9h às 13h30.

FICHA DO ESPECTÁCULO KANGALUTAS

Texto – Abdulai Sila

Adaptação, Encenação e Direcção Artística –

João de Mello Alvim*

Dramaturgia – Edilta da Silva Dias e João de Mello Alvim*

Assistência ao encenador – Edilta da Silva Dias

Interpretação – Alexandra Diogo* Edilta da Silva e Elsa Maria  Ramos Gomes

Direcção de Produção – José Carlos Lopes Correia

Toda a programação do FestLuso está disponível no site oficial: www.festluso.com, Instagram (@festluso) e pagina do evento no Facebook. O evento tem patrocínio: O Boticário, Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – SIEC, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Apoio: Fundação Municipal de Cultura – FMC, Prefeitura Municipal de Teresina, Sebrae, Balada Literária 2019, Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções e Eventos.

Fonte: Aldeia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: