Arte e Cultura

CULTURA

Feira da Literatura Piauiense será realizada de 23 a 25 de setembro com apoio da Seduc

Neste ano, a FELIPI presta homenagem a dois grandes nomes: o sociólogo, jornalista e poeta Clóvis Moura, e a escritora Sérgia Alves

Da Redação

Quarta - 03/09/2025 às 10:37



Foto: FELIPI Feira de Literatura Piauiense conta com apoio da Seduc
Feira de Literatura Piauiense conta com apoio da Seduc

A 4ª edição da FELIPI – Feira da Literatura Piauiense já tem data marcada: entre os dias 23 e 25 de setembro, o Sesc Cajuína, em Teresina, receberá um dos importantes encontros literários do estado. O evento vai reunir escritores, leitores, artistas e professores em uma grande celebração da literatura, da cultura e das vozes piauienses.

Neste ano, a FELIPI presta homenagem a dois grandes nomes: o sociólogo, jornalista e poeta Clóvis Moura, referência nacional nos estudos sobre a negritude e filho de Amarante, e a escritora Sérgia Alves, romancista, contista e poeta que vem se destacando na literatura contemporânea do Piauí.

Parceria com a SEDUC confirmada

Em entrevista, o professor Wellington Soares, um dos idealizadores da feira, destacou a parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (SEDUC), reafirmada pelo secretário Washington Bandeira durante reunião recente. “O secretário, que é uma pessoa muito sensível à questão da cultura e da educação, confirmou a manutenção da parceria com a FELIPI, que existe desde a primeira edição, em 2022. A SEDUC vai ter um stand no evento e também marcar presença durante a programação”, explicou Wellington Soares.

Além disso, o professor adiantou que novas iniciativas estão em discussão para valorizar ainda mais a literatura piauiense, como a realização de um encontro de professores escritores e a presença de autores do estado em grandes eventos literários nacionais, como as Bienais de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Queremos tornar a literatura piauiense mais conhecida fora do estado. Essa é uma forma de dar visibilidade e reconhecimento às nossas obras e autores”, reforçou Soares.

A reunião contou com a participação de Jean Brito (presidente da ATL), Fonseca Neto (vice-presidente da APL), Eliszangela Santos (coordenadora da Felipinha), Leonardo Dias (livreiro), Marleide Lins (editora Avant Garde) e do deputado estadual Francisco Limma (PT), além de Wellington Soares.

Programação

A FELIPI 2025 contará com mesas de debate, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e espaços de convivência, sempre com foco na valorização da produção literária do Piauí.

Confira a programação completa:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: