LEITURA

Dia do Leitor: Vira-lata inspira veterinário a criar coleção de livros para as crianças

coleção conta com sete livros e 11 músicas que têm como personagem central o garoto Pedrinho.


Vira-lata inspira veterinário a criar coleção de livros

Vira-lata inspira veterinário a criar coleção de livros Foto: Arquivo Pessoal

O amor pelos animais vem desde muito cedo quando Fabiano Pessoa ainda morava em Recife-PE. Foi lá que o médico veterinário resgatou a cadelinha Lady em 2005. Atualmente, a vira-lata mora com ele e a família em Teresina e, mais de duas décadas depois, Lady serviu de inspiração para que o veterinário produzisse uma série de materiais educativos com livros infantis ilustrados com músicas ambientais com a temática de proteção aos animais domésticos, silvestres e o Meio Ambiente.

A coleção conta com sete livros e 11 músicas que têm como personagem central o garoto Pedrinho que vai crescendo ao logo de cada edição e se torna adulto consciente de sua responsabilidade ambiental.

O primeiro livro, A Fazenda do Rio Encantado, será lançado neste sábado (26), na livraria Entrelivros, situada na Avenida Dom Severino, no horário de 16h às 21h. O local contará com o cenário de uma fazenda onde as crianças poderão tirar fotos.

_

"A proposta do primeiro livro é apresentar o universo do ambiente natural às crianças, seja na área urbana, seja na área rural. Pedrinho é um garoto que vive na cidade, mora com os pais, aprende a amar os elementos ambientais e tem como primeiro bichinho de estimação o cão Quadrado que foi resgatado das ruas. Aí já entra o conceito de não abandonar os animais. Pedrinho vai compreender a magia do rio, das árvores, a biodiversidade, o cuidado com os animais de casa e da fazenda", disse Pessoa.

"O livro é um convite aos pais para que oportunizem aos seus filhos visitar os parques, as praças. É aproximar a criança do ambiente natural, pois cada vez mais estamos ficando longe dele. Como digo pra uma criança que é proibido matar um animal silvestre? é preciso que, no início de formação, a criança tenha orientação no seio familiar e na escola tenha material didático para que os professores possam fazer isso também", completa o autor do livro.

No primeiro livro, Pedrinho resgata o cãozinho Quadrado, história que coincide com a vida pessoal do escritor. O livro conta com belíssimas ilustrações da piauiense Ângela Rêgo.

"Eu e minha esposa resgatamos a cadelinha Lady das ruas do Recife em frente à universidade. A Lady faz parte da coleção e vive conosco até hoje. Então é uma homenagem a ela e também aos amigos que trabalham na proteção dos cães. O Quadrado da história é na vida real a Lady. Ele tem esse nome porque busco trabalhar também a  interdisciplinaridade, até porque não existe a disciplina de educação ambiental", pontua o veterinário.

Ele explica que Pedrinho canta pela proteção dos animais domésticos durante as histórias. As músicas que aparecem no livro podem ser assistidas no canal do Youtube Tio Bibi Pet.

"A ideia é que as crianças, ao lerem o livro, cantem os versinhos que estão no livro que tem um QR Code com acesso para o link no Youtube. As músicas juntamente com as ilustrações são ferramentas maravilhosas para levar a mensagem educativa para as crianças", reitera o autor do livro.

De forma educativa, a coleção busca conscientizar sobre a proteção aos animais domésticos, com foco também para o abandono que cresceu durante a pandemia da Covid-19, bem como animais silvestres. O escritor explica que os primeiros livros são voltados para crianças em idades iniciais, mas ao longo da coleção há histórias ambientadas em Teresina (como o corte de árvores na Praça do Saci) voltadas para a conscientização sobre problemas ambientais.

"O personagem Pedrinho também passa essa mensagem do não abandono, dos cuidados e amor aos animais. Nas historinhas, todos os animais têm nome pra levar às crianças essa questão da afetividade, os animais silvestres em liberdade. O Pedrinho vai aprender a importância da Mãe Natureza, o aspecto da reprodução dos animais e ele vai fazer isso cantando", conta Pessoa.

Na coleção, o personagem Pedrinho canta também sobre as árvores, os peixes, os rios até se tornar um adulto e chegar em Teresina. A cada novo livro fica o suspense para saber onde Pedrinho vai estar na próxima edição.

"É despertar na criança o sentimento de amar os animais, compreender a importância de todos os seres do planeta Terra e criarmos uma nova geração de crianças com esse sentimento. Meu sonho é que esse material chegue nas escolas, nas famílias", ressalta o autor do livro.

Pernambucano, Fabiano Pessoa chegou em Teresina em 1999 e diz que se apaixonou pelo Rio Parnaíba, o qual chama com carinho de Rio Encantado. A valorização das belezas naturais de Teresina é bastante forte na coleção autoral do veterinário.

O primeiro livro da coleção Tio Bibi Pet e Meio Ambiente estará disponível para venda.

Fonte: Portal Sertão

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: