EVENTO

Da Costa e Silva e Mandu Ladino estrelam livros de HQs

As edições serão lançadas, por meio da coleção "Gente Querida"


Lançamento de livro

Lançamento de livro Foto: Divulgação

Dois personagens da cultura piauiense protagonizam duas publicações que serão lançadas no próximo sábado (14), às 18h30, na Livraria Anchieta, em Teresina. O livro "Mandu Ladino em quadrinhos" resgata a história do herói indígena brasileiro. A publicação "Da Costa e Silva em quadrinhos" aborda aspectos da vida e obra do poeta amarantino, um dos mais festejados poetas regionais.

As edições serão lançadas, por meio da coleção "Gente Querida", idealizada pelos professores Cineas Santos e Wilson Seraine. A iniciativa pretende popularizar a trajetória de nomes importantes da cultura estadual. "A primeira versão, lançada no ano passado, homenageou a cantora Maria da Inglaterra. Este ano, o volume 2, escrito por Nelson Nery e ilustrado por Caio Oliveira, traz o legado de Da Costa. O volume 3, escrito por Leandro Fernandes e ilustrado por Rogério Narciso, apresenta a figura do Mandu Ladino", explica Wilson Seraine, um dos organizadores das obras.

Pesquisador do Cangaço, o médico cardiologista Leandro Fernandes considera Mandu Ladino um precursor de Lampião. O herói indígena travou combates em defesa da vida dos índios e retaliou o poder constituído na época.

"Tentei encontrar algo sobre Mandu Ladino na literatura piauiense e achei pouca coisa. Foi quando chegou às minhas mãos o romance 'Mandu Ladino', escrito por Anfrísio Lobão Castelo Branco. A obra nos ofertou uma base histórica. Após pesquisas e com o traço sólido do ilustrador Narciso, conseguimos definir o roteiro da história e uma imagem para Mandu. Nosso trabalho ficou interessante, fidedigno e deve ser colocado nas escolas. Deve ter visibilidade porque ele mostra um personagem esquecido da nossa história. Devemos proporcionar essa oportunidade para que os jovens tenham contato com o referencial histórico que ele representa", destaca Leandro Fernandes.

Na apresentação da história em quadrinhos sobre Da Costa e Silva, Cineas Santos afirma que o mais festejado dos poetas piauienses é, paradoxalmente, um dos menos lidos da literatura regional. "Quando se fala de Da Costa e Silva, invariavelmente alguém afirma: 'O grande poeta de Saudade'. A conversa não prospera. Os que se arriscam um pouco mais chegam à letra do Hino do Piauí. Convenhamos que é pouco para um poeta da estatura dele. Então, nada mais louvável que a edição deste livro", diz o professor.

Nelson Nery Costa, presidente da Academia Piauiense de Letras (APL) e escritor do HQ sobre Da Costa e Silva conta que preparou o roteiro de storyboard ou esboço sequencial das imagens que serviram de inspiração para o ilustrador Caio Oliveira. "O Caio é um brilhante desenhista do nosso Estado. Ele trabalhou de uma forma muito bonita e com a verne da sua arte. Submeti nossa produção ao embaixador Alberto da Costa e Silva, filho do poeta. Ele afirmou que Da Costa e Silva ficaria feliz ao ver a sua vida em forma de história em quadrinhos. Ele era um excelente desenhista", acrescenta Nelson Nery.

Fonte: Andressa Kerllen

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: