Ciência & Tecnologia

Trump ordena criação de comando militar espacial dos EUA

Secretário de Defesa, no entanto, é contra a criação. Trump quer criar força militar para o espaço.

Terça - 18/12/2018 às 17:12



Foto: Brasil Soberano e Livre Pentágono
Pentágono

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou, nesta terça-feira (18), a criação de um novo comando militar que será encarregado das operações espaciais. A nova estrutura fará parte do Pentágono. Em uma mensagem ao secretário de Defesa, Jim Mattis, e publicada pela Casa Branca, Trump também ordenou ao departamento de Defesa que recomende a nomeação de um oficial de alta patente para supervisionar este novo "Comando Militar Espacial".

A criação deste comando parece ser um passo adicional na direção do estabelecimento de um novo braço do Exército americano que Trump deseja criar, a Força Espacial. Esta nova força, cuja criação Mattis considerou onerosa e inútil, pode se chocar com a oposição do Congresso, que deve aprovar o seu financiamento.

Implementação até 2020

A nova "Força Espacial" norte-americana, inicialmente, terá uma estrutura menor do que a esperada pelo presidente Donald Trump quando a anunciou como o sexto braço das Forças Armadas do país, disse o vice-presidente Mike Pence em outubro.

A Casa Branca não prevê a criação de uma força independente antes de 2020, expressou Pence em uma conferência organizada pelo jornal "Washington Post".

Trump anunciou em junho a intenção de criar a "Força Espacial":

"É um grande anúncio. Nós teremos a Força Aérea e a Força Espacial, separadas, mas iguais", disse.

"Não é suficiente haver presença americana no espaço, precisamos ter um domínio dos EUA no espaço", justificou Trump, na Casa Branca."Ordeno que o Departamento de Defesa, o Pentágono, inicie imediatamente o processo de criação de uma força espacial, como o sexto ramo das Forças Armadas".

"Nosso destino além da Terra não é apenas uma questão de identidade nacional, mas uma questão de segurança nacional", afirmou.

Fonte: France Presse

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: