Cidade

CÂMARA DE TERESINA

Vereadora elogia empresa Águas de Teresina: “não falta mais água na cidade”

De acordo com Teresinha Medeiros (UB), líderes comunitários têm reconhecido atuação da empresa

Da Redação

Terça - 04/04/2023 às 09:39



Foto: Divulgação Vereadora Teresinha Medeiros
Vereadora Teresinha Medeiros

A vereadora Teresinha Medeiros (União Brasil) se pronunciou na sessão da Câmara Municipal de Teresina nesta segunda-feira elogiando a atuação da empresa Águas de Teresina, que tem a concessão do serviço de água e esgoto na cidade. De acordo com ela, houve, no início uma dificuldade de compreensão da necessidade de concessão da empresa, mas que hoje, há um reconhecimento pela qualidade do serviço.

“Alguns não compreenderam a importância daquela concessão, mas nós acreditamos (...) e hoje a gente vê o bom trabalho, aplaudido pelas mais de mil lideranças da cidade de Teresina, então, nada melhor que a gente bater palmas para aquilo que está dando certo. Não se ouviu mais falar de falta de água em Teresina, como se ouvia há um passado nem tão distante”, declarou a vereadora.

Teresinha Medeiros também citou que considera que há uma melhora no saneamento básico na cidade.

“Em relação ao esgoto, nós atingimos 19% de coleta de tratamento em 2017, encerramos 2022, com 42% e chegaremos a 59% em 2024, portanto, é uma conquista. Teresina agora aparece entre as capitais que tem o melhor saneamento do Brasil”, pontuou a vereadora.

PROBLEMA DE ABASTECIMENTO NA ZONA RURAL

O vereador Joaquim do Arroz, no entanto, pontuou que existem bairros em Teresina que enfrentam problema de abastecimento de água. A Águas de Teresina não é a responsável pelo abastecimento de água na zona rural, já que a concessão é apenas da zona urbana. A Agespisa é responsável pelo abastecimento na zona rural.

“Nós temos uma comunidade chamada São Domingos, na Santa Maria da Codipi, que tem 17 famílias que não tem água dentro de casa. Nós tivemos no povoado Nova Alegria Sudeste no fim de semana, e a dificuldade lá é as crianças tomando água com resíduo ferroso da tubulação dos anos 60, que é a água lançada para a escola. Então, o que eu vejo, é que seja revista o contrato dela para que atenda também a zona rural da cidade”.

A vereadora Graça Amorim criticou o reparo feito em tubulações que ficam sob avenidas. Segundo ela, existem muitos desníveis nos locais onde são feitos os reparos da tubulação de água e esgoto. “ Os reparos tem sido um fracasso em termo de conserto de onde passam esse saneamento. A gente vê, por onde passa, a cidade toda quebrada, e a gente tem que fiscalizar o convênio, se é por parte da prefeitura, ou da Águas de Teresina”, citou a vereadora.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: