Cidade

Conta de água aumenta 7,66% em Teresina e revolta consumidores

Segundo a Águas de Teresina, o reajuste é anual e visa manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato feito com a Arsete

Alinny Maria

Quinta - 22/08/2019 às 15:20



Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje Consumidores reclamam do aumento da conta de água em Teresina
Consumidores reclamam do aumento da conta de água em Teresina

Moradores de Teresina reclamam do aumento no valor da conta de água neste mês de agosto. Muitos até ficaram assustados ao receber a conta, pois o valor chegou a dobrar de um mês para o outro. Na casa de Maria de Sousa, na zona Sul de Teresina, a cobrança veio no valor de R$ 96,93, sendo que no mês passado o valor foi de apenas R$ 57,71. A consumidora achou até que foi erro na leitura.

"Eu tomei um susto quando peguei o talão, pois eu estava na expectativa que o valor iria diminuir e não aumentar. Aqui em casa não fica ninguém de 8h até 18h e a água ainda vem esse absurdo. Imagino para quem passa o dia em casa! No talão não explica nada sobre esse aumento e conversando com a vizinhança, percebi que a água de todo mundo aumentou. Pensava que era só a minha", disse a dona de casa.

O portal Piauí Hoje procurou a Águas de Teresina para saber o motivo do aumento na conta de água de vários consumidores. Por meio de nota enviada ao Piauí Hoje, a empresa informou que houve um reajuste de 7,66% na zona urbana da capital e que esse valor entrou em vigor no dia 30 de julho de 2019. O reajuste é anual e homologado pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete) exclusivamente para a zona urbana de Teresina.

O reajuste foi baseado nas tabelas de preços da energia elétrica (13%), de produtos químicos (4%) e referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), 83%. Como justificativa, a empresa disse que a medida visa manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, permitindo que a empresa realize investimentos para ampliação da cobertura do saneamento na capital.

Veja a nota da Águas de Teresina:

Águas de Teresina informa que o contrato de subconcessão prevê o reajuste anual das tarifas de água e esgoto da zona urbana da capital, considerando a data base de 28 de junho. A medida visa manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, permitindo que a empresa realize investimentos para ampliação da cobertura do saneamento na capital.

O reajuste anual homologado pela Arsete para a zona urbana de Teresina foi de 7,66% e entrou em vigor em 30 de junho de 2019.  A empresa destaca que o reajuste tarifário não se trata de procedimento de revisão de tarifa com incremento ou redução de seu valor, mas sim de uma atualização constituída da seguinte base paramétrica: 13% de energia elétrica, 4% de produtos químicos e 83% referentes ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Águas de Teresina acrescenta ainda que, desde a sua assunção, vem cumprindo todas as obrigações do contrato de subconcessão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: