Cidade

FALA QUE LIBERTA

Projeto realizado nas escolas municipais de Uruçuí é premiado pelo MPPI

A iniciativa levou às escolas municipais de Uruçuí uma série de ações educativas voltadas ao combate a abusos e à exploração sexual de crianças

Da Redação

Quinta - 18/12/2025 às 15:37



Foto: Prefeitura de Uruçuí Promotor de Uruçuí, Thiago Brito recebeu o prêmio do Ministério Público por projeto realizado nas escolas municipais de Uruçuí
Promotor de Uruçuí, Thiago Brito recebeu o prêmio do Ministério Público por projeto realizado nas escolas municipais de Uruçuí

O projeto “Fala que Liberta: Escutar é Proteger”, realizado nas escolas municipais de Uruçuí, com ações de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes recebeu um importante reconhecimento estadual em solenidade realizada no Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

O projeto, desenvolvido pelo Ministério Público em Uruçuí, sob a coordenação do promotor de Justiça Thiago Brito, utilizou uma abordagem sensível e lúdica para tratar de temas complexos com o público infantojuvenil. As principais atividades incluíram um teatro lúdico com peças didáticas para abordar a violência sexual de forma compreensível para crianças, orientações conduzidas pela psicóloga Ikássia Brisa sobre como identificar e denunciar abusos, apresentações de coral musical e exposições educativas organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e fortalecimento da comunicação entre alunos, educadores e a comunidade escolar, priorizando o acolhimento e a denúncia segura.

O projeto contou com o apoio de professores, psicólogos, assistentes sociais, gestores escolares e representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário, fortalecendo a atuação integrada das instituições e promovendo um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e informado para crianças e adolescentes da rede municipal.

O sucesso da iniciativa foi atribuído à atuação integrada entre diferentes instituições. O promotor Thiago Brito destacou o apoio fundamental do prefeito Dr. Gilberto Júnior e da Secretaria Municipal de Educação. "O prêmio não representa um ponto de chegada, mas sim um estímulo para seguir firmes, fortalecendo cada vez mais a escuta e a prevenção," afirmou o Dr. Thiago Brito.

Este reconhecimento coloca Uruçuí como uma referência em políticas públicas de proteção à infância no estado, servindo de modelo para outros municípios piauienses.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: