Cidade

RISCOS

Bloco de concreto cai e elevado da Miguel Rosa pode ser interditado novamente

A Prefeitura de Teresina já foi notificada e informou que a situação do viaduto está sendo monitorada e passará por uma avaliação técnica

Da Redação

Quinta - 18/12/2025 às 10:48



Foto: Reprodução Viaduto da avenida Miguel Rosa na zona Sul de Teresina
Viaduto da avenida Miguel Rosa na zona Sul de Teresina

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma vistoria no elevado da avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, após um bloco de concreto se desprender da estrutura e cair. Agora, o Crea-PI avalia interditar o elevado diante do risco de novas quedas de partes das estruturas. 

De acordo com o presidente do Crea-PI, Hércules Medeiros,  há fortes indícios de que um veículo tenha colidido com mais de um bloco de concreto. Segundo ele, o local apresentava um desnível inicial de cerca de 13 centímetros, o que contribuiu para o desprendimento da peça.

“Aparentemente, esse veículo atingiu dois ou três blocos. O que caiu foi resultado de uma soma de fatores, principalmente da compressão sofrida pelo elemento devido ao desnível existente”, explicou.

Durante a inspeção, o Crea identificou ainda outra peça, com peso aproximado de uma tonelada, do lado oposto do elevado, que apresenta um afastamento ainda maior do que o bloco que caiu. Diante disso, o conselho deve recomendar à Prefeitura de Teresina uma intervenção imediata no local para evitar acidentes.

O presidente explicou que será feita uma inspeção em todo o tabuleiro do viaduto e orientar que essas peças sejam removidas. 

Hércules Medeiros ressaltou que não há risco de colapso ou desabamento do viaduto como um todo, mas sim de queda de peças específicas da estrutura. 

“Esses elementos podem cair sobre alguém ou provocar um acidente grave na ponte”, completou.

Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul informou que a situação está sendo monitorada e que o viaduto passará por avaliação técnica, em articulação com os órgãos competentes.

A SDU Sul esclareceu ainda que a obra do viaduto da Avenida Miguel Rosa foi executada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Segundo o órgão, desde o ocorrido, equipes técnicas estão analisando o caso de forma transparente, com o objetivo de definir as providências adequadas. A superintendência reafirmou o compromisso com a segurança da população e com o desenvolvimento urbano da capital.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: