
A operação "Petróleo na Medida Certa", realizada neste mês de setembro, resultou na apreensão de mais de 320 itens irregulares em 24 municípios do interior do Piauí. Foram encontrados produtos fora dos padrões técnicos ou sem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como fios e cabos elétricos, tijolos, pneus, adaptadores, frigideiras, extensões e balanças de pesagem.
Além disso, postos de combustíveis foram autuados por práticas lesivas ao consumidor, como:
Abastecimento com volume abaixo do indicado
Painéis de preços com dígitos danificados
Lacres vencidos
Mangueiras em mau estado de conservação
A operação também recolheu produtos alimentícios com erro de pesagem, coletados em supermercados e mercadinhos, que foram encaminhados para perícia. A ação vistoriou 490 empresas, incluindo postos de combustíveis, supermercados, feiras-livres, frigoríficos, lojas de material de construção, eletrônicos e artigos automotivos.
A fiscalização foi coordenada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), com apoio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (Procon-PI). Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, o objetivo é garantir que os produtos e serviços oferecidos à população estejam de acordo com as normas de qualidade e segurança.
Essa ação visa garantir que os itens comercializados nessas cidades estão em conformidade com as normas de regulamentação do Inmetro.
As cidades fiscalizadas foram: Paulistana, Jaicós, Patos, Jacobina, Acauã, Itainópoles, Paquetá, Aroeiras do Itaim, Santa Cruz do Piauí, Betânia do Piauí, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São José do Piauí, Santana do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo, Simões, Padre Marcos, Alegrete e Caldeirão do Piauí.
Como denunciar
Consumidores que identificarem irregularidades podem fazer denúncias pelo aplicativo Fala Consumidor ou pela ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.