
Com o fluxo diário de mais de 340 mil passageiros em aeroportos de todo o país, perder objetos pessoais durante a viagem é mais comum do que se imagina. No Aeroporto de Teresina, existe um protocolo que garante a guarda e eventual devolução desses itens.
Segundo a Motiva, empresa responsável pela administração do terminal, quando um objeto é encontrado, os funcionários devem entregá-lo a um vigia ou vigilante, que aciona o monitoramento para tentar identificar o dono pelas câmeras. Caso não seja possível, o item é registrado e encaminhado para o setor de Achados e Perdidos.
Só neste ano, o aeroporto já catalogou mais de 640 itens, que vão desde documentos, roupas e celulares até descansos de pescoço, bengalas e estojos de maquiagem.
Como localizar
Para localizar um objeto perdido, o passageiro pode entrar em contato pelo telefone 0800 727 4720 ou pelo e-mail perdidoseachados.the@motiva.com.br. A retirada deve ser feita no terminal pelo proprietário ou por terceiros devidamente autorizados.
Os objetos ficam guardados por 90 dias. Após esse período, itens de uso pessoal, como documentos e celulares, são destruídos, enquanto os demais são doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Teresina.