Cidade

B-R-O bró

Incêndios por curto-circuito em ar-condicionado acendem alerta na capital

Corpo de Bombeiros faz alerta para o uso contínuo do aparelho que é bastante usado pelos teresinenses devido as altas temperaturas

Natalia Costa - Repórter

Sexta - 22/08/2025 às 14:53



Foto: Reprodução: internet
Reprodução: internet

Em menos de 24 horas, Teresina registrou dois incêndios provocados por um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado.  O primeiro caso, ocorreu em uma das salas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Poty Velho, na terça-feira (19) e o segundo, ocorrido na quarta-feira (20), na sala de raio-x da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, zona Sul da capital. O episódio ocorreu apenas 15 dias após outro incidente semelhante, quando um ar-condicionado pegou fogo no setor administrativo da unidade de saúde.

Os casos reacendem o alerta para os riscos provocados pela falta de manutenção e uso inadequado desses equipamentos, cada vez mais presentes em residências, escolas, escritórios e unidades de saúde e que por conta do calor excessivo, é ainda mais utilizados pelos teresinenses. 

Segundo a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Piauí, Najda Nunes, a manutenção periódica é fundamental para evitar acidentes.

“Todo ar-condicionado deve passar por manutenções regulares, não só de limpeza, mas também de verificação, para identificar reparos necessários e avaliar se a instalação está em boas condições. Essa manutenção precisa ser feita por técnicos de confiança, para evitar defeitos elétricos e curto-circuitos”, explica.

A Tenente-coronel também destaca a importância de dar pausas no uso contínuo do equipamento. “Assim como qualquer eletrodoméstico, o ar-condicionado precisa de tempo de descanso para o motor resfriar. Se ficar ligado muitas horas seguidas, pode sobrecarregar, superaquecer e gerar um incêndio.”

Outro ponto de atenção é a rede elétrica das edificações. Antes de instalar novos aparelhos, é recomendado consultar um eletricista ou engenheiro elétrico para avaliar se a estrutura suporta a carga de energia.

“Não basta apenas instalar vários equipamentos sem verificar se a rede elétrica comporta. É necessário dimensionar corretamente a instalação, considerando todos os eletrodomésticos já existentes”, orienta a tenente-coronel.

A recomendação também inclui desligar o ar-condicionado da chave geral ao sair de casa por longos períodos, como em viagens, para evitar que oscilações de energia causem danos.

Em caso de superaquecimento ou início de incêndio, a orientação é desligar imediatamente a chave geral de energia da residência ou prédio e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: