Cidade

OPORTUNIDADE

Projeto Bacuri abre inscrições para capacitar organizações sociais que atuam com crianças

Iniciativa oferecerá formação, mentorias e suporte técnico para ONGs; inscrições vão até o dia 19 de setembro

Da Redação

Sexta - 12/09/2025 às 15:40



Foto: Ascom Plan Brasil Crianças na ONG Plan Brasil
Crianças na ONG Plan Brasil

Organizações sem fins lucrativos que atuam com crianças em Teresina podem se inscrever no Projeto Bacuri, até o dia 19 de setembro, para receberem formação, mentorias e suporte técnico. O primeiro encontro com as ONGs selecionadas acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro na Defensoria Pública do Piauí, na Rua Nogueira Tapety nº 138, no bairro Noivos, zona Leste da capital. O evento acontecerá das 8h às 17h, e tem como tema Formação para Fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Projeto Bacuri

A iniciativa tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento das organizações, impulsionando sua autonomia, sua estrutura e seu impacto com às comunidades que atuam. Serão ofertados qualificação de lideranças, aprimoramento da governança interna, diversificação de fontes de recursos, comunicação estratégica e o alinhamento com políticas públicas e redes locais. 

A primeira etapa do Projeto Bacuri será a realização de encontros presenciais, com duração de dois dias, incluindo oficinas práticas, aplicação de um autodiagnóstico e engajamento com as organizações selecionadas para participação no projeto. A ação é lançada pela Plan Brasil, ONG que atua na proteção de crianças e adolescentes, especialmente meninas, em parceria com o Instituto ACP, organização filantrópica familiar.

A CEO da Plan Brasil, Cynthia Betti, afirma  que o trabalho da ONG está presente em diferentes comunidades, especialmente no Nordeste do Brasil, região onde as vulnerabilidades sociais são ainda mais acentuadas. 

Fortalecer as organizações locais é fundamental para garantir que meninas tenham acesso a mais proteção, oportunidades e direitos. O Projeto Bacuri nasce justamente para apoiar lideranças comunitárias e dar condições para que suas organizações tenham mais autonomia e ampliem seu impacto social de forma sustentável.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: