Cidade

Estudantes realizam vigília e protesto contra morte de Janaína Bezerra na UFPI

Novas mobilizações contra a violência e a falta de segurança dentro do campus da UFPI devem ocorrer ao longo da semana.

Arnaldo Silva

Segunda - 30/01/2023 às 19:03



Foto: Ana Gabriela Freire Alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Na tarde desta segunda-feira (30), alunos, servidores e amigos da estudante de jornalismo, Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, encontrada morta no último sábado (28) no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, realizaram uma vigília e protesto em frente ao prédio da Reitoria da UFPI em razão da morte da estudante.

Com cartazes e velas em homenagem à Jana, como era carinhosamente conhecida, o ato mobilizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da instituição, pede por justiça e mais segurança no campus. Outros Centros Acadêmicos (CAs) da UFPI também estão mobilizando manifestações.

O ato teve início por volta das 16h em frente ao prédio da Reitoria da UFPI e logo em seguida as pessoas seguiram em marcha até o espaço Carretel, no Centro de Ciências da Educação (CCE), local de convivência dos estudantes de Jornalismo.

UFPI suspende atividades por morte de estudante de jornalismo vítima de feminicídio

Estudantes da UFPI farão vigília em homenagem à Janaina Bezerra

Rafael Fonteles lamenta morte de estudante da UFPI e diz que responsáveis serão punidos

Familiares de Janaína compareceram ao ato e foram consolados por estudantes e professores. O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, não compareceu à vigília e foi alvo de críticas.

Novas mobilizações contra a violência e a falta de segurança dentro do campus da UFPI devem ocorrer ao longo da semana.

Foto: Ana Gabriela Freire

Entenda o caso

Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi estuprada e morta no último sábado (28). Ela era estudante do sexto período do curso de Jornalismo da UFPI. O feminicídio ocorreu em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI.

O suspeito do crime é o estudante Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos. Ele teve a prisão preventiva decretada pela justiça.

Jana foi enterrada sob forte comoção e pedidos por justiça neste domingo (29), em um cemitério no bairro Santa Maria da Codipi, Zona Norte de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: