Cidade

CONFUSÃO

Empresário tem crise convulsiva ao ser algemado durante fiscalização na zona Sul

Comércio descumpriu decreto municipal que suspende atividade comercial em Teresina

Valciãn Calixto

20 de abril de 2020 às 17:37


Abordagem foi registrada em vídeos por populares
Abordagem foi registrada em vídeos por populares

Um empresário passou mal e sofreu uma crise convulsiva ao ser algemado durante abordagem realizada por agentes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU Sul), Polícia Militar e Guarda Municipal nesta segunda-feira (20) na avenida principal do bairro Parque Piauí, zona Sul da capital. O caso aconteceu durante fiscalização de cumprimento do decreto municipal que suspende o funcionamento das atividades econômicas em Teresina e mantém apenas os serviços essenciais como forma de enfrentamento ao Coronavírus.

O empresário, cuja identidade não foi revelada, abriu a loja de roupas para atender uma família quando a fiscalização chegou. Vídeo divulgado nas redes sociais mostram o momento da abordagem. É possível ver os agentes pedindo os documentos do comerciante e da loja. Ele alega que não os tem e inicia uma discussão no local.

O empreendedor se altera, começa a andar de um lado para o outro do estabelecimento apagando as luzes e pergunta se os policiais o prenderão. Ele diz que está sem a identidade e afirma que paga seus impostos.

Na sequência um PM fala que faria o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) no local, mas que diante da situação, o homem seria encaminhado à Central de Flagrantes.

O vídeo ainda mostra o proprietário fechando a loja para na sequência ser detido e algemado, momento em que começa a passar mal até cair na calçada do empreendimento tendo convulsões. As imagens são fortes.

Populares que a tudo assistiram e filmavam pediam para que a polícia retirasse a algema do comerciante.

Em nota divulgada pela Diretora de Comunicação Social da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Tenente Coronel Elza Rodrigues Ferreira, “o proprietário de um estabelecimento comercial negou-se a apresentar os documentos de identificação para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO),  no local do fato, por descumprimento de medida sanitária, onde foi feita a condução do mesmo a Central de Flagrantes por desobediência e desacato” e que o caso será levado à Corregedoria da PM.

Nota à imprensa - PM-PI

A Polícia Militar do Piauí informa que continua dando apoio ao  cumprimento dos decretos governamentais que determinam o fechamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais visando o controle da Pandemia do Covid 19, e que hoje (20) pela manhã, na Zona Sul de Teresina, no Bairro Parque Piauí, o proprietário de um estabelecimento comercial negou-se a apresentar os documentos de identificação para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO),  no local do fato, por descumprimento de medida sanitária, onde foi feita a condução do mesmo a Central de Flagrantes por desobediência e desacato.

Informa ainda, que as imagens do ocorrido no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, foram encaminhadas para a corregedoria da PMPI, que irá analisa-las e  adotará as providências legais que o caso requer.

Teresina, 20 de abril de 2020.

ELZA Rodrigues Ferreira Ten Cel PM - Diretora de Comunicação Social da PMPI

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) também emitiu nota sobre o caso.

NOTA - SSP-PI

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que não comunga  com nenhum tipo de arbitrariedade e muito menos com truculência contra cidadão. Assim também, não compactua com o desrespeito dos cidadãos com as autoridades policiais. Diante dos fatos, a Secretaria de Segurança averiguará todos os vídeos sobre o caso ocorrido na manhã segunda-feira (20), no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. A orientação por parte da secretaria é que os policiais cumpram  as leis, mas sempre com urbanidade, ainda mais nessa crise do coronavírus. Reforçamos que o nosso inimigo neste momento é o vírus e os que vivem na prática da ilegalidade, por isso, reiteramos que o nosso objetivo é garantir a proteção, segurança e a paz social.




@production @if(request()->routeIs('site.home.index')) @endif @endproduction