
A Prefeitura de Teresina e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) firmaram parceria com o Exército Brasileiro com o intuito de acelerar a execução do Plano Diretor de Arborização Urbana da capital piauiense (Pdau). Entre as ações previstas está o plantio de 40 mil mudas nativas, ainda no primeiro semestre deste ano, em Áreas de Preservação Permanente (APP), como nascentes e margens de rios que banham o município.
Representantes da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e do Exército Brasileiro se reuniram nesta quarta (23), no 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), em Teresina. No encontro, os entes participantes definiram que a Guarnição Federal da Força Militar na capital, formada também pelo 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), atuará no plantio das mudas nativas, entre elas angico, aroeira, caju, caroba, ipê, jatobá e oiti.
"Codevasf e Prefeitura firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em 2023, no qual ficou definido que a empresa pública federal disponibilizaria as mudas nativas e o Executivo Municipal realizaria o levantamento e a identificação das áreas de nascentes e margens de rios. Essas etapas já foram executadas e incluiremos agora o Exército na iniciativa por meio do transporte e do plantio das espécies. Desta forma, estamos contribuindo para o cumprimento das metas do Pdau, sobretudo no que diz respeito a melhorias e ampliação da cobertura vegetal em áreas verdes dos rios e nascentes da capital", explica o analista ambiental da Semam, Anderson Costa.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Teresina, também conhecida como "Cidade Verde", é considerada a segunda capital mais arborizada do Nordeste, atrás de Fortaleza (CE). No ranking nacional, o município piauiense ocupa a 14ª posição.
"A nossa missão constitucional também é contribuir com ações ambientais e queremos o bem da nossa Teresina. A ideia é colaborar para retomada do título de Cidade Verde, condição que era mais emblemática antes do desenvolvimento acelerado e expansão territorial. Para nós, será um orgulho atuar com os demais órgãos envolvidos nessa empreitada de ampliar a arborização no município", disse o comandante do 2º BEC, Coronel Carlos Alberto Galvão Magalhães.
O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações para recuperação de matas ciliares degradadas, proteção de áreas de nascentes e garantia da cobertura arbórea adequada do espaço urbano em todas as zonas da cidade.
"Com a participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, conseguiremos alcançar as frentes do Pdau e contribuir para manutenção da biodiversidade, equilíbrio ambiental e climático das regiões contempladas, redução de erosão e assoreamento dos rios, bem como melhoria do bem-estar da população e da composição da paisagem urbana", explica Castro Filho.
Fonte: Codevasf