Na noite de ontem quarta-feira (13), duas explosões ocorreram em Brasília, próximas ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes. Um homem, suspeito de ser o autor do ataque, morreu no local. A Polícia Federal investiga o incidente e trabalha com a hipótese de um atentado contra a Corte.
Um vídeo registrado pelo portal Metrópoles durante a coletiva de imprensa da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), sobre a PEC que propõe o fim da escala de trabalho 6x1, capturou o exato momento das explosões. Confira o vídeo abaixo:
Uma explosão de carro foi registrada próximo ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da explosão, que resultou na morte de um homem. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal confirmou a fatalidade.
De acordo com informações do G1, duas explosões foram ouvidas em um intervalo de 20 segundos e teriam ocorrido em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). As pessoas que estavam no prédio foram evacuadas, e a área foi isolada. Seguranças da Câmara dos Deputados afirmaram que um carro explodiu no estacionamento localizado entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Em nota, o STF pediu cautela: "Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos, e os ministros foram retirados do prédio com segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela."
De acordo com uma fonte ouvida pelo G1, que estava no ponto de ônibus em frente ao STF, um homem passou com uma sacola e acenou; logo em seguida, ocorreu a primeira explosão. A fonte relatou que o homem teria jogado algo perto da estátua da Justiça e, em seguida, caiu. A Polícia Civil do DF também divulgou uma nota: "A Polícia Civil do Distrito Federal informa que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada no local."
O Esquadrão Antibombas esteve presente no local para realizar a varredura. A polícia também informa que o homem morto seria o responsável pelo ataque e que teria morrido na explosão de uma terceira bomba. A Polícia Federal já considera a hipótese de um atentado contra o STF.
Fonte: Revista Fórum