Geral

COMBATE À FOME

Programa Cozinha Solidária beneficiará 11 instituições no Piauí

O investimento total será de R$ 1,5 milhão, com previsão de oferecer 550 mil refeições em 2025

Da Redação

Sexta - 20/12/2024 às 15:00



Foto: Divulgação/CCOM-PI MDS lança programa Cozinha Solidária no Piauí
MDS lança programa Cozinha Solidária no Piauí

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou o programa Cozinha Solidária no Piauí na manhã desta sexta-feira (20). O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também participou da solenidade de lançamento, realizada na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, no bairro Macaúba, em Teresina.

"Mais uma iniciativa em conjunto do Governo Federal, Governo Estadual e entidades do terceiro setor, dentro do programa Piauí Sem Fome, que faz parte do programa Brasil Sem Fome, que tem várias iniciativas para garantirmos a segurança alimentar e nutricional", disse Rafael Fonteles.

O secretário-executivo do MDS, Osmar Júnior, enfatizou o papel da sociedade civil e do trabalho voluntário no combate à fome no Brasil. "A grande participação é do trabalho voluntário de dezenas, centenas de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil. É uma satisfação ver que a determinação do Presidente da República está sendo seguida, de olhar para frente e dizer que estamos atuando, e que temos parceiros e parceiras na sociedade que estão topando esse desafio juntos", celebrou.

A iniciativa visa apoiar entidades que fornecem refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. No Piauí, 11 entidades foram credenciadas pelo ministério para fazer parte do programa, sendo seis em Teresina e as demais em Parnaíba, Altos, Picos, Cristalândia e Campo Maior. O investimento total nas 11 cozinhas solidárias será de R$ 1,5 milhão, com previsão de oferecer 550 mil refeições em 2025. A gestão do programa ficará a cargo da Cáritas Arquidiocesana de Teresina.

"As cozinhas solidárias atuam há tempos no Piauí, mas sempre trabalham com recursos de doação e trabalho voluntário. Agora, com o apoio do ministério, será melhorada a qualidade da alimentação, além de ser possível oferecer mais refeições", disse a coordenadora do Programa das Cozinhas Solidária no Piauí, Lucineide Rodrigues.

As cozinhas beneficiadas no estado incluem: Bucho Cheio (Teresina), Dai-vos Mesmo de Comer (Teresina), Centro Espírita Francisco de Assis (Picos), Centro da Juventude Santa Cabrini (Teresina), Caminhos da Esperança (Cristalândia), Associação de Mulheres do Alto do Meio (Campo Maior), Sopa Fraterna (Parnaíba), Teresinha de Jesus (Teresina), Viver com Dignidade (Teresina), Lírios de São José (Altos) e Comida na Mesa (Teresina).

O Programa Cozinha Solidária foi instituído pela lei n°14.628/2023 e regulamentado pelo decreto n°11.937/2024. Mais de 2 mil cozinhas solidárias em funcionamento no Brasil, ofertando refeições e serviços a populações em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional, organizando uma grande rede de solidariedade.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: