Proa & Prosa

Proa & Prosa

Lavajateiros escalam o gogó do tribunato

A escalada de escracho institucional parece não ter fim no arremedo de “república” aqui implantada para a França ver em 1889. Ver e se ri dela, mambembe.

Fonseca Neto

Quarta - 26/08/2020 às 10:41



Foto: Conversa afiada Situações questionadas
Situações questionadas

Coisas como a ação político-partidária lavajateira conduzem o Brasil que não se emenda ao descrédito e desrespeito, dentro, e mais ainda fora de suas fronteiras.

Ao tornar-se um reino formal no final do ano de 1815, sob inspiração geopolítica e articulação restauradora do Congresso de Viena, a América portuguesa é já expressão de uma continentalidade considerável, tanto demográfica quanto econômica. E dá passos significativos para consolidar sua unidade com a designação geral de Brasil.

Então se elabora um acordo que amarra o novo reino ao imperialismo reconfigurado no citado Congresso. Sobrou, no entanto, algum espaço de manobra, para, estrategicamente, declarar-se o reino sul-americano politicamente autônomo, desde que conservada a forma monárquica de governo e, e à frente dela, o casal de monarcas aqui reinantes: um filho do rei de Portugal e uma filha do imperador da Áustria. Em suma: uma soberania sobre controle externo.

A alternativa? Aquela que se configurou mais próxima de se impor foi a que apontou uma fração de comerciantes e burocratas do tempo: uma república governada por liberais de fancaria, isto é, de meia tigela, escravistas. Idealistas eram logo presos e mortos. E esse Império caricaturando a Europa foi o que ficou e permanece.   

A escalada de escracho institucional parece não ter fim no arremedo de “república” aqui implantada para a França ver em 1889. Ver e se ri dela, mambembe. E pouco tendo a ver com as proclamações parisienses de 1789.

Um exemplo só. E terrível: a abolição radical dos laços de servidão e o direito à liberdade individual de não ser escravo de ninguém, na França, aqui, traduziu-se no reforço do direito individual de propriedade do senhoriato sobre os corpos de milhares, quiçá, milhões de trabalhadores. Uma vilania colossal. Se há colosso entre vilões.

Quanto ao desrespeito e infensibilidade a processos republicanos, pode haver igual, mas não mais cruelmente debochada que a fração dominante da burguesia estrangeira enraizada e determinante na vida brasileira.

Depois dos vendavais e crises que atenuaram as asperezas do regime ditatorial implantado em 1964, as brisas mais leves da liberdade no Brasil correram mais soltas. O estado afirmado na lei é mais uma vez formalmente aclamado. Contudo, fica mais ou menos por aí...

As observações desses parágrafos acima são para referir-nos a episódios reiterados de violência contra o viver em estado de direito, significados no protagonismo atual do Ministério Público e da magistratura. Feitos em corporações  transmutadas em facção político-partidária, arrogam-se o direito de ferir a lei constitucional, e demais leis, e partidariamente sustentar a posição poderosa, de fato, do frankenstein liberofasci que está no controle férreo do Poder maior em suas mãos. No processo brasileiro, neste contexto, agindo em pacto com outra corporação, a militar, e coadjuvada pela oligarquia midiática, todas avessas à democracia e muito ajustadas ao estado de fato e contra o estado da lei.

De como as franquias intencionadas de democracia caminham para o auto aniquilamento: eis disso uma súmula no processo brasileiro das três últimas três décadas. Daí apontar-se para a situação problemática a que chegou o aparato estatal-judicial. E em particular, o papel do referido do Ministério Público, trinta anos após 1988, sem ancoragem republicana, ao ponto de lançar-se a exercer papel submissor sobre a Sociedade.

Neste instante conjuntural, agigantado por grave ativismo fora da lei, partidário, que impõe fique de cócoras, em primeiro lugar, o Poder Judiciário – ao qual de fato substitui, na vida prática –, o Ministério Público tutela o conjunto das demais instituições e organizações, inclusive empresariais. Suas atribuições, que na intenção constituinte seria de legitima asseguradora das garantias de equilíbrio da vida social em sentido historicamente amplo, tornaram-se ferrões a ferir de morte o dito estado de direito, os direitos fundamentais, sociais, objetivos e difusos.

Ora, se na cabeça da republiquinha a perversão institucional é assim obrada, imagine-se a quantas correm as coisas quando acontecendo rente ao chão em que certos  repúblicos tocam seus pés infectos.

 

Siga nas redes sociais
Fonseca Neto

Fonseca Neto

FONSECA NETO, professor, articulista, advogado. Maranhense por natural e piauiense por querer de legítima lei. Formação acadêmica em História, Direito e Ciências Sociais. Doutorado em Políticas Públicas. Da Academia Piauiense de Letras, na Cadeira 1. Das Academias de Passagem Franca e Pastos Bons. Do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.

Compartilhe essa notícia: