Filosofia de Vida
FILOSOFIA DE VIDA

Ter conhecimento da origem, da razão e das circunstâncias é o caminho para salvar

Segundo o autor todo o nosso conhecimento deve ser devidamente fundamentado


Fabiano Abreu

Fabiano Abreu Foto: Divulgação

Segundo o escritor, filósofo e psicanalista luso-brasileiro Fabiano de Abreu vivemos neste momento na era do conhecimento virtual o que por vezes nos pode dar a sensação de possuirmos mais conhecimento e informação do que aqueles que realmente detemos. Fabiano explica:  " Imaginamos ter conhecimento mas quase não o temos, é ilusório. Pois o conhecimento vai além do que se lê parcialmente ou do que se escuta, é antes, o que se lê com profundidade de raciocínio e conjugado com a experiência. "

Segundo o autor todo o nosso conhecimento deve ser devidamente fundamentado e a procura deve ser feita de forma constante e ser criteriosa pois, apenas desta forma os outros nos irão reconhecer dentro de uma lógica de credibilidade. 

Seguindo a sua retórica: "O que somos nós sem o nosso conhecimento? O que somos nós dentro de uma razão infundada. Quem somos nós a não ser credibilidade, competência e admiração?"

Efetivamente só seremos admirados e respeitados se o que propagamos não possa ser derrubado por qualquer tentativa. Conhecimento tem que se estruturar em bases fortes e sólidas. Na era da informação fácil acabamos por cometer erros por desleixo ou simplesmente porque não perdemos tempo a pensar no depois e nas suas consequências. Fabiano de Abreu cita um exemplo: " Na Rússia, uma Influencer, numa brincadeira entre amigos, deitou gelo seco na piscina quente numa área fechada e matou 3 de seus amigos, um deles era o marido. Eles não sabiam que o gelo seco em ambientes fechados  provoca uma concentração elevada de dióxido de carbono.  Em lugares pouco ventilados, ele é inalado em sobredose, entra na corrente sanguínea, leva ao desmaio e consequentemente à morte."

A ignorância poderá ser sinônimo de um fim trágico e a vida é para cada um de nós um livro com uma história diferente e devemos fazer de cada uma delas algo único. Esta forma de estar e viver reflete-se nas palavras do próprio filósofo: " Na vida, enquanto fizermos bons livros, sejam concretos ou abstratos, os livros da vida, das nossas vidas, teremos sentido, faremos sentido." 

Como conclui o autor, devemos sempre procurar saber as respostas, motivos e origem das coisas na vida para evitarmos tragédias e vivermos num sentido mais pleno. Concluindo a ideia anteriormente citada Fabiano aprofunda o seu pensamento: " Se cada uma das nossas vidas fosse um livro devíamos sempre procurar o caminho no qual, a última página, encerrasse com um fim de uma bela história. História essa que sirva de inspiração para esta e outras gerações que, tal como nós, se sintam instigados na procura de conhecimento e dêem razões válidas à sua existência. "  

Fonte: Fabiano Abreu

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é psicanalista, jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa (número: 1625BR) , associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC. Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia: 10381444. Registro FENAJ: 0035228/RJ. Registro Internacional: BR16791. Como jornalista tem o recorde mundial na criação de personagens e colabora com inúmeras colunas no Brasil, Portugal e em Angola. Possui jornais em Portugal e é correspondente jornalístico internacional. Como escritor possui 9 livros. No meio acadêmico, além de jornalista é bacharelado em Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA. Possuí especialização pós universitária em Neurociência na Universidade de Harvard, nos EUA, pós universitário em neurociência pela Faveni no Brasil, Psicanalista e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e SBPC, mestre em Psicanálise, especialização em psicopedagogia, neurociência em cognição e comportamento humano, todos pelo Instituto Gaio da Unesco, especialização em neuroplasticidade na Brain Academy de Bruxelas, pós universitário em neuropsicologia na Cognos em Portugal, especialização em nutrição clínica, gestão de hora e riscos psicossociais pela Traininghouse em Portugal, Idealismo filosófico e visões do mundo - Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva - Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida - PUC RS, Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia; IP:10381444, Registro FENAJ: 0035228/RJ, Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791, Membro Mensa número: 1625BR. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra, seu QI de 99 está entre os maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete