Filosofia de Vida

Filosofia de Vida

Ter conhecimento da origem, da razão e das circunstâncias é o caminho para salvar

Segundo o autor todo o nosso conhecimento deve ser devidamente fundamentado

Fabiano de Abreu

Quinta - 05/03/2020 às 18:48



Foto: Divulgação Fabiano Abreu
Fabiano Abreu

Segundo o escritor, filósofo e psicanalista luso-brasileiro Fabiano de Abreu vivemos neste momento na era do conhecimento virtual o que por vezes nos pode dar a sensação de possuirmos mais conhecimento e informação do que aqueles que realmente detemos. Fabiano explica:  " Imaginamos ter conhecimento mas quase não o temos, é ilusório. Pois o conhecimento vai além do que se lê parcialmente ou do que se escuta, é antes, o que se lê com profundidade de raciocínio e conjugado com a experiência. "

Segundo o autor todo o nosso conhecimento deve ser devidamente fundamentado e a procura deve ser feita de forma constante e ser criteriosa pois, apenas desta forma os outros nos irão reconhecer dentro de uma lógica de credibilidade. 

Seguindo a sua retórica: "O que somos nós sem o nosso conhecimento? O que somos nós dentro de uma razão infundada. Quem somos nós a não ser credibilidade, competência e admiração?"

Efetivamente só seremos admirados e respeitados se o que propagamos não possa ser derrubado por qualquer tentativa. Conhecimento tem que se estruturar em bases fortes e sólidas. Na era da informação fácil acabamos por cometer erros por desleixo ou simplesmente porque não perdemos tempo a pensar no depois e nas suas consequências. Fabiano de Abreu cita um exemplo: " Na Rússia, uma Influencer, numa brincadeira entre amigos, deitou gelo seco na piscina quente numa área fechada e matou 3 de seus amigos, um deles era o marido. Eles não sabiam que o gelo seco em ambientes fechados  provoca uma concentração elevada de dióxido de carbono.  Em lugares pouco ventilados, ele é inalado em sobredose, entra na corrente sanguínea, leva ao desmaio e consequentemente à morte."

A ignorância poderá ser sinônimo de um fim trágico e a vida é para cada um de nós um livro com uma história diferente e devemos fazer de cada uma delas algo único. Esta forma de estar e viver reflete-se nas palavras do próprio filósofo: " Na vida, enquanto fizermos bons livros, sejam concretos ou abstratos, os livros da vida, das nossas vidas, teremos sentido, faremos sentido." 

Como conclui o autor, devemos sempre procurar saber as respostas, motivos e origem das coisas na vida para evitarmos tragédias e vivermos num sentido mais pleno. Concluindo a ideia anteriormente citada Fabiano aprofunda o seu pensamento: " Se cada uma das nossas vidas fosse um livro devíamos sempre procurar o caminho no qual, a última página, encerrasse com um fim de uma bela história. História essa que sirva de inspiração para esta e outras gerações que, tal como nós, se sintam instigados na procura de conhecimento e dêem razões válidas à sua existência. "  

Fonte: Fabiano Abreu

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Compartilhe essa notícia: