Filosofia de Vida

Filosofia de Vida

Caso brasileiro ajuda a entender melhor Doença da Vaca Louca

O estudo também indicou que novos estudos são fundamentais para auxiliar no manejo da doença

Fabiano de Abreu

Sábado - 28/10/2023 às 08:41



Foto: Divulgação Gado
Gado

A doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) - Doença da Vaca Louca, também denominada encefalopatia espongiforme transmissível, é uma patologia neurodegenerativa que não possui cura. Ela gera sintomas como paralisia, ataxia, demência e alterações visuais.

O tratamento da DCJ baseia-se em terapias curativas e seu tratamento se restringe ao alívio dos sintomas (abordagem paliativa), no entanto, as pesquisas científicas têm intensificado seus esforços no entendimento dos mecanismos envolvidos na patologia.

Com esse pensamento iniciei uma pesquisa, publicada na revista científica “Caderno pedagógico” voltada a entender melhor questões relacionadas ao desenvolvimento e tratamento da doença através da análise do caso de um brasileiro de 46 anos de idade que teve o diagnóstico de DCJ após sentir sintomas progressivos, como dores nas pernas, tonturas e perda de coordenação motora.

No estudo foi possível analisar mais de perto como a patologia se desenvolve e entender como exames de imagem, como Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada identificam dados importantes para detectar alterações cerebrais capazes de indicar a presença e progressão da doença.

Além disso, outra etapa importante da pesquisa foi a luta pela realização de um teste genético para o sequenciamento genético que tem como objetivo identificar possíveis mutações ou causas hereditárias relacionadas à doença.

Técnicas de diagnóstico, tratamento e suporte também foram analisadas na prática diária do tratamento com o paciente, bem como seus impactos na melhora da qualidade de vida do paciente.

O estudo também indicou que novos estudos são fundamentais para auxiliar no manejo da doença, como também o desenvolvimento de tecnologias como a nanotecnologia, inteligência artificial e terapias gênicas, que podem trazer benefícios às pessoas que sofrem com a condição.

A DCJ é uma doença altamente complexa, influenciada por vários fatores e responsável por causar danos a diversas regiões cerebrais, o que causa uma progressão rápida dos sintomas e dificulta a pesquisa para desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para o controle da condição.

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Compartilhe essa notícia: