Blog do Fábio

Blog do Fábio

Fono e Odontologia: aliados ao tratamento estético e funcional

A atualidade traz muitas discussões sobre a odontologia estética e as alterações no ponto articulatório de fala

Fábio Teles

Terça - 22/06/2021 às 12:17



Foto: Leal Comunicação O odontólogo Murilo Ribeiro
O odontólogo Murilo Ribeiro

Especial

A atualidade traz muitas discussões sobre a odontologia estética e as alterações no ponto articulatório de fala, tema muito problematizado nos consultórios fonoaudiológicos. O odontólogo é responsável pelos aspectos estruturais morfológicos e o fonoaudiólogo trabalha os aspectos funcionais, ambos possuem relação próxima atuando em diferentes fases da vida, desde os primeiros anos. E um dos papéis mais conhecidos dessa parceria é quando se inicia o tratamento ortodôntico.

Primeiro precisamos entender sobre o ponto articulatório da fala, que é o local onde os sons são produzidos desde faringe à cavidade nasal e oral (língua, dentes, lábios, palato etc). Como a alteração neste ponto pode afetar a fala? Michele Izaias, fonoaudióloga e especialista na área, explica que este ponto pode se tornar impreciso através da correção estética dos dentes, ao ter uma alteração na arcada dentária.

“Com essa interferência na forma, o posicionamento da língua nos pontos articulatórios sofre uma modificação.Há pessoas que apresentam dificuldade na alimentação, ainda que em menor quantidade. A maior incidência é a alteração do sorriso por conta do aumento da arcada tornando o ponto articulatório da fala impreciso, apresentando chiado, soprado ou sensação que a língua ficou presa.” pontua a Dra. Michele Izaias.

Planejamento do tratamento estético

Na área odontológica, o Dr. Murilo Ribeiro explica que processo correto no estudo e execução do planejamento do tratamento estético analisa todos os pontos como dicção, oclusão, mordida prezando sempre pela funcionalidade antes do quesito estético.

“Se pensarmos somente na estética deixando a funcionalidade de lado, o procedimento não se torna eficaz e duradouro. Por isso, trabalhamos com o Visagismo, que é um conjunto de técnicas utilizadas para a harmonização do sorriso em relação à face, levando em conta o formato do rosto, bochechas, boca e lábios, aplicando técnicas em 3D, Autocad, escaneamento”, disse.

Esses profissionais vão atuar no favorecimento da condição motora, visando a estabilidade do conjunto orofacial. O que isso significa? Que vai estabelecer harmonia de movimentos entre os ossos da face, dentes, mastigação, deglutição e fala. Trazendo apenas benefícios ao paciente, para que ele possa continuar com sorriso, articulações e fala ainda melhores.

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: