Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governo quer antecipar o 13º e vai injetar R$ 735 mi na economia do estado em dezembro

O secretário de Governo, Antônio Rodrigues Neto, informou que o assunto está em pauta no Palácio de Karnak, mas o "martelo ainda não foi batido".

Por Luiz Brandão

Quarta - 23/11/2022 às 06:30



Foto: CCOM A governadora Regina Sousa já se reuniu com secretários para tratar do 13º dos servidores
A governadora Regina Sousa já se reuniu com secretários para tratar do 13º dos servidores

Teresina - O Governo do Estado planeja pagar a segunda parcela do 13º salários dos servidores até dia 15 de dezembro. Com essa antecipação e o desembolso da folha do mês, conforme prevê o calendário de pagamento dos servidores estaduais, o governo vai injetar mais de R$ 735 milhões na economia do estado no fim do ano.

O calendário oficial prevê para o período de 26 a 30 de dezembro o pagamento dos salários dos servidores estaduais referente ao último mês do ano. Esse calendário está mantido. A folha de pessoal do estado é paga dentro do mês trabalhado.

Já o 13º salário do servidor efetivo e pago em duas parcelas iguais. A primeira é paga no mês de aniversário do servidor e a previsão da segunda, conforme o calendário, seria paga dia 19 de dezembro, mas o governo quer antecipar esse pagamento para até o dia 15 do próximo mês. O servidor que completa ano em dezembro recebe o 13º integral.

Para os servidores que ocupam os cargos comissionados, o pagamento do 13º também deverá ser feito até 15 de dezembro, em parcela única, seguindo o planejamento do pagamento da segunda parcela dos servidores efetivos.

O anúncio da antecipação do 13º deverá ser feito em breve pela governadora Regina Sousa, que determinou todos os esforços do pessoal do planejamento e da área econômica do governo para que essa antecipação possa ocorrer.

O secretário estadual de Fazenda, Antônio Luiz Soares Santos, não fala sobre o assunto. Segundo ele, essa é uma prerrogativa da governadora Regina Sousa e só ela pode falar sobre antecipação de pagamento de servidores.

O secretário de Governo, Antônio Rodrigues Neto, informou que o assunto está em pauta no Palácio de Karnak. "Está sendo discutido, planejado, mas ainda não se bateu o martelo", disse. 

O Piauí tem atualmente 89 mil servidores estaduais, sendo 44 mil ativos e 45 mil inativos e pensionistas. O número de ativos deve aumentar a partir de janeiro de 2023 com a contratação de policiais civis e militares, professores e outros profissionais.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: