Blog do Brandão

Blog do Brandão

ARMADILHA

Globo quer Bolsonaro fora da disputa com Lula para tentar viabilizar 2º turno com Moro

Pesquisas mostram que Lula tende a vencer a eleição seja contra Bolsonaro ou contra Moro e quer a Globo queira ou não

Por Luiz Brandão

Quarta - 02/02/2022 às 05:37



Foto: Stuckert/ABR Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro
Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro

Entra governo e sai governo e o grupo Globo, da Família Marinho, nunca desiste de querer impor seu candidato e dá as cartas no Palácio do Planalto. Isso vem desde que decidiu apoiar o golpe de 1964 e a ditadura militar, marcada por tortura, perseguição, desaparecimento e assassinatos de pessoas consideradas inimigas do regime oriundo da caserna.

Agora, os Marinho voltam a atacar. Ao ver que Jair Bolsonaro, o presidente que a Globo ajudou eleger, corre sério risco de ser derrotado nas urnas, sugere pelo seu porta-voz, Merval Pereira, que ele desista de concorrer a reeleição para não ser preso.

Em artigo publicado no jornal O Globo, nesta terça-feira (1), o jornalista reconhece que o ex-presidente Lula (PT) deve vencer as eleições de 2022 e sugere acreditar que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), pode desistir de disputar o pleito “prevendo a derrota certa" e prisão.

Mas há outras intenções por trás das palavras de Merval. Para grupos como o Globo, a ideia é difundir que a prisão de Jair Bolsonaro é dada como certa, caso seja derrotado na disputa pela reeleição, o que já está praticamente definido, segundo todas as pesquisas eleitorais até agora realizadas.

A sugestão para que Bolsonaro desista não é apenas um conselho de boa fé ao presidente. Pelo contrário. Há tempos a Globo jogou o presidente aos leões e por pelo menos duas razões conhecidas: os ataques de Jair ao grupo e o desastre da gestão, principalmente na economia.

É bom lembrar que, desde os tempos em que apoiou o golpe de 1964 e a ditadura militar, os Marinhos mostram que detestam duas coisas: perder dinheiro e ficar fora do poder.

Agora, a intenção da Globo é tirar Bolsonaro de campo para tentar viabilizar a candidatura do ex juiz Sérgio Moro (Podemos), o preferido dos Marinhos desde quando ele chefiava a Lava Jato e perseguia Lula e o PT.

A Lava-Jato, ressalte-se, foi a operação jurídico-policial-midiática mais criminosa que um juiz e promotores de justiça comandaram no país. Foi uma espécie de introdução de nova ditadura com aspecto de legalidade. E com todo apoio do grupo Globo e seus parceiros.

A operação foi um palco que mostrou as reais intenções políticas de Moro e de parte do Judiciário e do Ministério Público Federal, como já está provado em decisões do Supremo Tribunal Federal -STF, que anularam todos os processos da Lava-Jato contra Lula.

O que as pesquisas mostram é que o ex-presidente Lula tende a vencer a eleição presidencial deste ano, seja disputando com Bolsonaro ou Moro e quer a Globo queira ou não. Ela é que tem de se preparar para novo vexame. 

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: