
Os candidatos da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) de 2025 já podem acessar o cartão de confirmação da inscrição.
O cartão traz informações importantes, como o endereço do local de prova, número de inscrição, data e horário do exame. Ele também indica se o candidato precisa de atendimento especializado ou se fará o exame usando nome social.
O documento está disponível no Sistema Revalida. Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o candidato leve o cartão no dia da prova.
As provas, objetiva e discursiva, acontecerão no dia 23 de março em 12 capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O Revalida é destinado a profissionais formados em medicina fora do Brasil que desejam atuar como médicos no Brasil. O objetivo é garantir que o atendimento médico no país esteja alinhado com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2011, o exame permite que os aprovados validem seus diplomas no Brasil. A revalidação é feita pelas universidades públicas que participam do exame.
O exame é dividido em duas etapas: a teórica (questões de múltipla escolha e discursivas) e a prática, que avalia habilidades clínicas em situações de atendimento médico. Para avançar para a segunda fase, o candidato precisa ser aprovado na primeira etapa.
A segunda fase do exame avalia habilidades clínicas em situações como atendimento ambulatorial, urgência e emergência, internação hospitalar, e medicina comunitária, com base nas normas e diretrizes do curso de Medicina.
Para mais informações, o site oficial do Revalida é: [https://revalida.inep.gov.br/].
Fonte: Agência Brasil