EPIDEMIA

Piauí registra aumento de 745% nos casos de dengue, afirma Sesapi

Ainda segundo dados do informe epidemiológico, em 2022, 187 municípios registraram 9.242 casos prováveis de dengue


FMS registrou 953 casos de dengue somente este ano em Teresina

FMS registrou 953 casos de dengue somente este ano em Teresina Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) liberou na manhã desta quarta-feira (18) mais um boletim epidemiológico de dengue no estado do Piauí em 2022. De acordo com a Sesapi, na 19° semana epidemiológica foi registrado um aumento de 745,6% nos casos de dengue e um aumento de 5.112,9% nos casos de chikungunya.

“Esse perfil de aumento de casos em relação ao mesmo período do ano passado vem se repetindo a cada semana, detectando esse aumento, nossa equipe vem trabalhando  junto aos municípios, dando apoio técnico, reforçando as medidas necessárias e enviando o serviço de fumacê para o enfrentamento a dengue e a chikungunya em nosso estado”, destacou o secretário de saúde, Néris Júnior.

Ainda segundo dados do informe epidemiológico, em 2022, 187 municípios registraram 9.242 casos prováveis de dengue, ao passo que no mesmo período de 2021 foram 1093 notificações realizadas por 75 municípios. O boletim apresenta ainda que no sistema estão confirmados 03 óbitos no estado, todos do município de Teresina.

Segundo os dados, o estado não registra óbitos por chikungunya desde 2018. Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi, destaca que além das medidas dos gestores municipais e estaduais a participação da população é essencial para a diminuição dos casos. “A cada semana estamos repetindo esse ponto mas a verdade é que ele é essencial para que o enfrentamento a dengue seja mais efetivo. Estamos em um período de sazonalidade do vírus onde um aumento dos casos já era esperado, no entanto o nível registrado nos traz preocupações tanto para a dengue como a chikungunya”, diz Ocimar.

A Sesapi também enviou aos municípios nota técnica sobre os pontos que cada município deve adotar para solicitar o carro fumacê. “Nós avaliamos o perfil epidemiológico daquele município para verificar a necessidade do uso ou não do fumacê naquele local. Essa medida nos ajuda a verificar o andamento do enfrentamento em todo o estado além de assegurar o uso correto do produto químico utilizado na eliminação dos mosquitos”, explicou Ocimar Alencar.

Confira os cinco municípios com maior incidência de dengue:

Novo Santo Antônio

Antônio Almeida

 Patos do Piauí

Simplício Mendes

 Tanque do Piauí 

Cinco municípios com maior incidência de chikungunya:

São Julião

Monsenhor Hipólito

Alegrete do Piauí

 Jaicós

 Campo Grande do Piauí 

 Patos do Piauí 

Teresina volta com carro fumacê

O trabalho com os carros fumacê retornou nos bairros de Teresina. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a ação é devido aos números de casos de dengue que estão acontecendo na cidade. 

Segundo a FMS, os carros estavam sem circular, desde segunda-feira (09), devido à falta do inseticida Cielo, que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelas Secretarias Estaduais da Saúde para os municípios.

 “Com o recebimento do produto reiniciamos ainda hoje pelo Bairro São Pedro o trabalho com o carro fumacê”, disse Paulo Marques, gerente de zoonoses da FMS. Os bairros São Pedro, Matadouro, São Joaquim, Beira Rio, Extrema, Parque Brasil, Pedra Mole, Piçarreira, Cristo Rei, Parque Universitário e Beira Rio estarão sendo pulverizados nos próximos dias. O carro circula, no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para presença Aedes Aegypti. No momento em que o fumacê estiver na rua, todos devem abrir portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos da Dengue.

Sesapi lança o ICMS Saúde para reforçar investimento nos municípios do Piauí

No Piauí, médicos propõem alteração da Lei 7.750 sobre violência obstétrica

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: