
De janeiro a agosto deste ano, o Piauí realizou 46 transplantes de rim e 191 de córnea, representando um crescimento de 14,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. No total foram 237 transplantes em oito meses. Os dados foram revelados pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), nesta sexta-feira (26).
Segundo o HGV, nos oitos meses, os transplantes renais tiveram aumento de 84%, as doações de múltiplos órgãos cresceram 40% e os transplantes de córnea registraram alta de 16,3%.
Coordenadora estadual da Central de Transplantes, Lourdes Veras | Foto: Governo do Estado
Conforme a coordenadora estadual da Central de Transplantes, Lourdes Veras, o estado registrou o maior número de transplantes renais desde o início da série histórica. Além disso, também houve recordes em transplantes de córnea e em doações de múltiplos órgãos. “Tivemos também recordes em transplantes de córnea e doações de múltiplos órgãos. Só podemos agradecer à solidariedade das famílias piauienses, que ajudaram a salvar tantas vidas”, afirmou a coordenadora.
Entre as histórias que marcaram esse período, está a da enfermeira Graciele Almeida, que decidiu, junto com sua família, doar os órgãos do pai, recentemente falecido. “É uma dor muito recente, mas também fico feliz ao lembrar que meu pai era uma pessoa generosa. Fazer essa doação é uma forma de manter vivo o legado dele. Nossa família entendeu a importância desse ato e, apesar da perda, sabemos que estamos ajudando outras pessoas a viver e sentir amor junto de suas famílias”, declarou emocionada.
Enfermeira Graciele Almeida | Foto: Governo do Estado