LOTAÇÃO

Ocupação de UTIs para Covid cresce 44% em 15 dias no Piauí

No dia 6 de fevereiro, 55% dos leitos estavam ocupados. No último dia 21, o índice chegou a 79,5%


Ocupação cresce de leitos cresce no Piauí

Ocupação cresce de leitos cresce no Piauí Foto: Divulgação

O índice de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por paciente com covid-19 cresceu 44% nos últimos dias nos Piauí. No dia 6 de fevereiro, 159 dos 288 leitos estavam ocupados, cerca de 55% do total. No último boletim da Secretaria de Saúde, referente ao dia 21 de fevereiro, já eram 229 leitos ocupados, ou 79,5%.

As taxas de ocupação de leitos estão maiores nas macrorregiões de saúde do Meio Norte (84.7% dos hospitais públicos), Litoral (84%) e na região do Vale do Piauí e Itaueira (90%). Em relação aos leitos clínicos de Covid-19, também foi registrado um aumento substancial nas macrorregiões de saúde do Meio Norte (78.8%), Litoral (91.9%) e na região do Vale do Piauí e Itaueira (100%). Em Teresina, a taxa de ocupação alcançou 93%, a maior desde o início da pandemia.

Avaliação positiva do governo Bolsonaro cai para 33%, aponta pesquisa

Júlio Arcoverde admite retorno das sessões virtuais no Legislativo

Cícero Magalhães critica descaso do governo federal com a pandemia da Covid-19

Segundo o superintendente da rede de média e alta complexidade da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, também integrante do Comitê de Operações Emergenciais (COE) Covid-19. O crescimento dos casos é um reflexo do comportamento da população desde as festas de fim de ano, quando muitos descumpriram as normas sanitárias.

O gestor afirma que as medidas sanitárias, como evitar aglomerações, higienizar as mãos e usar máscaras são necessárias para conter a Covid. “As medidas restritivas são para acalmar, diminuir o nível de contaminação, diminuir as taxas de ocupação de leitos para que a gente possa trabalhar com mais segurança para atender à população”, explica.  

Para o governador Wellington Dias, o Piauí chegou em uma linha de perigo muito elevada para a covid-19. “Ou a gente adota essas medidas agora ou vamos ter que fazer de qualquer jeito e numa situação muito pior”, lamentou.

Para o governador, o momento é o mais grave desde o início da pandemia. “Estamos em uma situação de elevada transmissibilidade. São milhões de pessoas que estão com o coronavírus e junto com o coronavírus, as variantes”, frisou.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está trabalhando ainda na ampliação de leitos exclusivos para Covid.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: