Morreu na manhã desta segunda-feira (5), o primeiro prefeito do município de Jardim do Mulato, Jerônimo Soares de Sousa, aos 85 anos. O ex-gestor estava internado há vários dias em um hospital de Teresina e a causa da morte não foi revelada pelos familiares.
Natural de Regeneração, Jerônimo Soares entrou para a história como uma das figuras políticas mais importantes da formação e consolidação de Jardim do Mulato. Antes da emancipação do município, ele construiu uma sólida carreira parlamentar como vereador de Regeneração, onde exerceu três mandatos e presidiu a Câmara Municipal por duas vezes, filiado a legendas como ARENA, PDS e PFL.
Com a emancipação de Jardim do Mulato, Jerônimo foi eleito prefeito da cidade em 1992, governando de 1993 a 1997. Anos depois, retornou ao comando do Executivo Municipal ao vencer a eleição de 2004, exercendo o mandato de 2005 a 2007. Sua trajetória é lembrada pelo pioneirismo na organização administrativa da cidade e pela postura ética dedicada ao serviço público.
Em virtude do falecimento, a Prefeitura de Jardim do Mulato emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias. No comunicado, a gestão destacou que Jerônimo deixa um "legado de trabalho, compromisso, honestidade e amor por essa cidade", ressaltando sua participação direta no processo de emancipação política.
Até o fechamento desta matéria, a família ainda não havia divulgado informações oficiais sobre os locais e horários do velório e do sepultamento, que devem ocorrer na região de Jardim do Mulato.
Nota de Pesar – na íntegra
JERÔNIMO SOARES
Com tristeza e pesar, recebemos a notícia do falecimento do senhor
Jerônimo Soares de Sousa. Ele foi prefeito de Jardim do Mulato por duas vezes, sendo o primeiro gestor do município, participando ativamente da sua emancipação. Sua partida deixará saudades, ficando o seu legado de trabalho, compromisso, honestidade e amor por essa cidade.
Os nossos sinceros pêsames à família e amigos nesse momento de dor. Que Deus possa dar conforto e esperança.
A Prefeitura de Jardim do Mulato decretou Luto Oficial por 3 dias no município.