Saúde

SARS-COV-2

Novas cepas do coronavírus atingem principalmente os jovens no Piauí

Dos 13 casos confirmados das novas cepas, oito são em Teresina

Da Redação

Quarta - 28/04/2021 às 16:30



Foto: Reuters Covid-19
Covid-19

A coordenadora de Epidemiologia na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Amélia Costa, diz nesta quarta-feira, 28, que as três novas cepas identificadas no Piauí têm contaminado, principalmente, os mais jovens. 

"Essas variantes contribuíram para o deslocamento da faixa etária de casos. Hoje, estamos vendo pessoas de 23 a 50 anos contaminadas com essa variante e é justamente a população que sai em busca de trabalho e também jovens que ignoram a gravidade que é o fato, contribuem com as aglomerações e banalizaram o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) como a máscara. Essa é a nossa preocupação", alerta a epidemiologista. 

Dos 13 casos confirmados das novas cepas, oito são em Teresina. Ela avalia que a vacina contra a Covid-19 tem demonstrado redução no número de óbitos de pessoas mais idosas. Por outro lado, ela demonstra preocupação ao se referir à circulação das novas variantes e a contaminação de jovens. 

"Até porque, quando a gente vai avaliar os óbitos, a gente vê que a população de 80 a 90 anos reduziu o número de óbitos por causa da vacinação. Mas, hoje, os óbitos estão acontecendo em pessoas de 30 anos de idade. A preocupação é maior ainda porque ainda não temos no país vacina para essa população", disse a coordenadora da coordenadora de Epidemiologia da Sesapi.

NOVAS CEPAS 

A Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen) confirmam que foram detectadas no Piauí a variante P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2.

Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim, onde eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: