Saúde

COVID-19

Nova variante da Covid-19 é detectada no Piauí; Sesapi alerta para a vacinação

A variante XFG é uma mutação da Ômicron, considerada mais transmissível, mas sem registros de casos mais graves

Natalia Costa - Repórter

Quarta - 03/09/2025 às 18:28



Foto: O Globo Nova variante é mais transmissível
Nova variante é mais transmissível

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), em parceria com o Laboratório de Vigilância Genômica e Biologia Molecular da Fiocruz, identificou a circulação da variante XFG da Covid-19 no estado. A descoberta confirma achados recentes em outros estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A variante XFG é uma mutação da Ômicron, considerada mais transmissível, mas sem registros de casos mais graves. Segundo a Sesapi apesar da maior capacidade de disseminação, não há evidência de que cause formas mais severas da Covid-19.

Segundo Fabrício Amaral, diretor do Lacen-PI, a detecção da variante é importante para o monitoramento da doença e para orientar ações de saúde pública. “Saber qual variante circula no estado ajuda a explicar possíveis aumentos de casos, embora isso não signifique aumento da gravidade da doença”, explicou.

Assista o vídeo do diretor do Lacen-PI, Fabrício Amaral:

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, alerta a população sobre a necessidade de atenção aos sintomas gripais, como: coriza, tosse, febre, dor de garganta e falta de ar. Segundo a coordenadora, pessoas com esses sinais devem procurar o mais rápido possível atendimento médico para receber orientação e cuidados preventivos. 

Nós alertamos também para as medidas de precaução, principalmente em ambientes de saúde e locais com aglomeração: uso de máscara, evitar locais lotados e higienização das mãos.

A coordenadora alertou para a importância da vacinação contra a Covid-19. "Os grupos que são de maior risco de adoecimento, essa vacina precisa ser feita a cada seis meses. E para os indivíduos que já tomaram a vacina em algum momento da vida, basta que essa vacina seja feita uma vez por ano", concluiu.

Veja onde se vacinar:

  • Todas as UBSs com salas de vacina, de segunda a sexta, manhã e tarde. A partir dos 2 meses, todas as vacinas do calendário estão disponíveis.
  • Teresina Shopping, tem todas as vacinas (exceto BCG), de segunda a sexta das 13h às 18h e aos sábados das 10h às 20h.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: