
A nova Policlínica será construída no terreno que seria utilizado para o Hospital da Mulher, localizado próximo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na zona Sul da capital. A obra será realizada com recursos federais do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento de R$ 17 milhões. No local também será construído um setor administrativo e ampliado o estacionamento do HUT.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a Policlínica terá a finalidade de unificar os serviços de exames e consultas especializadas oferecidos pela FMS à população.
Segundo a Prefeitura Municipal, apesar da mudança de finalidade, parte da estrutura já construída será reaproveitada na ampliação do estacionamento do HUT e na obra da Policlínica.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano afirmou que a capital já conta com uma rede estruturada de atendimento, composta por 91 Unidades Básicas de Saúde, 10 hospitais de bairro, o HUT, 3 UPAs, SAMU, 4 maternidades, 7 CAPS e o Centro de Saúde Lineu Araújo, e o objetivo é reforçar os atendimentos de saúde ao público.
“Nosso objetivo é fortalecer essa rede, que já oferece múltiplos serviços voltados à saúde da mulher e enfrenta desafios atualmente. Recentemente, aderimos ao programa Piauí Saúde Digital, que acelera a entrega de laudos por meio do telelaudo, e ao TeleNordeste, que permite que médicos da Atenção Básica consultem especialistas via teleinterconsulta, melhorando o atendimento ao paciente. Há outros projetos positivos em andamento”, finalizou.