
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Núcleo de Concursos (Nucepe) alteraram o edital do concurso nº 40/2025 para corrigir falhas apontadas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI). As mudanças foram feitas para garantir a inclusão e os direitos de pessoas com deficiência.
O Ministério Público identificou várias irregularidades no edital original, como a exigência de que candidatos com deficiência só pudessem concorrer a cargos considerados "compatíveis" com sua condição. Outra mudança importante é que a avaliação da compatibilidade entre a deficiência e a função agora será feita somente após a contratação, por uma equipe especializada, e não durante a inscrição.
O novo edital, já disponível no site do Nucepe, inclui as seguintes melhorias:
Definição mais clara de pessoa com deficiência, de acordo com a lei federal.
Garantia de adaptação das provas e o uso de tecnologias assistivas, como ledores, para garantir a igualdade de condições.
Possibilidade de recurso caso o candidato discorde da decisão da comissão avaliadora.
Concorrência em igualdade de condições com todos os outros candidatos.
Para que mais pessoas possam se inscrever, o prazo foi reaberto e vai até o dia 23 de setembro, até às 13h
Processo seletivo
A Secretaria da Educação do Piauí (Seduc-PI) publicou no dia 11 de agosto, o edital para formação de cadastro de reserva visando eventual contratação temporária para atuação na rede estadual de ensino e no reforço de 33 cursos da educação técnica profissional (ETP), entre eles Desenvolvimento de Sistemas, Marketing Digital, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica com ênfase em Hidrogênio Verde e Programação de Jogos Digitais.
As vagas são para professor substituto (nível superior completo e incompleto), técnico de nível superior (TNS) e técnico de nível médio (TNM), com remuneração de R$ 1.518 a R$ 3.700, conforme a função. A prova objetiva será aplicada no dia 12 de outubro, em Teresina e nas cidades-sede das Gerências Regionais de Educação, como Barras, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, Regeneração, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença do Piauí. O resultado final está previsto para 11 de novembro.
Fonte: MPPI