Saúde

Maternidade do Dirceu recebe avaliação de Alta Conformidade pela Anvisa

O índice foi obtido pelas ações realizadas com o atendimento relacionado à segurança da paciente e do bebê

Da Redação

Terça - 31/01/2023 às 11:18



Foto: Arquivo/FMS Maternidade Wall Ferraz
Maternidade Wall Ferraz

A Maternidade Professor Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, recebeu a classificação de Alta Conformidade com índice de 90%. O índice foi obtido pelas ações realizadas com o atendimento relacionado à segurança da paciente e do bebê. Essa avaliação é promovida pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em unidades de saúde em todo o país que tenham leitos de UTI.

A maternidade é gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A enfermeira responsável pela Segurança do Paciente da FMS, Jaianna Ellorena Farias, explica sobre essa avaliação.

 “É muito criteriosa com respostas a um questionário e com a comprovação de documentos. É uma avaliação positiva para o serviço público de saúde porque é a comprovação que a unidade de saúde tem qualidade na assistência e trabalha conforme o que preconiza o Ministério da Saúde”, diz.


A diretora da maternidade, Liège Ribeiro, comenta sobre o núcleo de segurança do paciente.

 “Esse núcleo desenvolve ações relacionadas à paciente e ao bebê, desde a entrada na maternidade com a identificação, os procedimentos no parto, em cirurgias, medicações, cuidados com o bebê na UTI e em todas as atividades”, diz.

A Maternidade Professor Wall Ferraz funciona 24 horas para atendimento em urgências obstétricas. Possui 28 leitos obstétricos, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), 10 leitos de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais (UCINCo) e 05 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), constituindo uma linha de cuidados progressivos.

Essa mesma certificação foi obtida pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que alcançou a classificação de Alta Conformidade, com índice de 76%, na avaliação anual das práticas de segurança do paciente. É o nível mais alto de aprovação considerando os indicadores de estrutura e processo avaliados.

Prefeito cria comissão para realizar auditoria na FMS

Secretário diz que uma das metas da Saúde é a construção de novas maternidades

FMS alerta para necessidade de vacinar meninos e meninas de 9 a 14 anos contra HPV

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: